‘Casa aberta’ para renovar cartão de cidadão e passaporte começa a 2 de outubro

Há nove lojas com este modelo – em Lisboa (Laranjeiras, Saldanha, Marvila e Odivelas), Porto, Vila Nova de Gaia, Coimbra, Braga e Faro – que passam a estar abertas aos sábados entre as 9h00 e as 22h00.

A modalidade “Casa Aberta”, em que as pessoas se deslocam livremente e sem hora para marcada, para entregar e renovar o cartão de cidadão (CC) e passaporte vai começar no dia 2 de outubro (sábado) em nova Lojas de Cidadão e no Campus da Justiça de Lisboa, anunciou esta sexta-feira o Ministério da Modernização do Estado e da Administração Pública.

O objetivo da criação deste modelo de atendimento espontâneo visa tentar resolver as pendências acumuladas durante a pandemia, que tem gerado entraves nestes serviços públicos e filas de espera de várias horas, de acordo com a informação transmitida pelo gabinete de Alexandra Leitão.

As nove lojas – que são em Lisboa (Laranjeiras, Saldanha, Marvila e Odivelas), Porto, Vila Nova de Gaia, Coimbra, Braga e Faro – passam a estar abertas aos sábados, entre as 9h00 e as 22h00. O mesmo acontece com os balcões de atendimento ao público do Instituto de Registos e Notariado (IRN), no Campus da Justiça do Parque das Nações.

“Os CC e os passaportes estarão disponíveis para levantamento nas lojas ou balcões em que tiverem sido solicitados, no momento do pedido. Para a entrega do CC, o cidadão tem de ser portador da carta pin que recebeu em casa, nesta consta o local onde o CC está disponível para entrega”, adianta o Governo.

A “Casa Aberta” dos CC ai abranger oito sábados. O primeiro é nesse primeiro primeiro fim-de-semana de outubro e não já amanhã por ser dia de reflexão para as eleições autárquicas 2021, que se realizam no domingo.

O ministério recorda ainda que, segundo as medidas de resposta à situação epidemiológica, os CC cuja validade tenha expirado a partir de dia 24 de fevereiro de 2020 continuam a ser aceites até 31 de dezembro para todos os efeitos legais, inclusive para votar no próximo 26 de setembro.

Relacionadas

“Desilusão”. Sindicatos dos registos criticam medidas para evitar sobrecarga na renovação do cartão de cidadão

A plataforma que reúne o Sindicato dos Trabalhadores dos Registos e do Notariado, a Associação Sindical dos Conservadores de Registo e o Sindicato dos Registos esperava que a secretária de Estado da Justiça anunciasse melhores soluções na audição parlamentar.

Adesão à Chave Móvel Digital será possível com dados biométricos e videoconferência

O Governo aprovou esta quinta-feira o decreto-lei que simplifica o processo de adesão ao sistema alternativo e voluntário de autenticação eletrónica dos cidadãos.
Recomendadas

Consumo de combustíveis volta recuperar em setembro e cresce 10,46%, segundo a ENSE

O consumo de combustíveis aumentou 10,46% em setembro, num “contexto de progressiva normalização” do país e da economia, adiantou hoje, segunda-feira, a Entidade Nacional para o Setor Energético (ENSE), em comunicado.

Empresas vão receber mais de 12 mil milhões de euros do PRR e do Portugal 2030

As verbas acumuladas dos dois programas perfazem um acréscimo de 75% face ao que as empresas receberam no Portugal 2020, realçou ainda Nelson de Souza, esclarecendo que, nos próximos quadros de financiamento, vai “haver muito mais incentivos às empresas para a área das alterações climáticas”.

OE2022. Prazo para comunicação de faturas passa para dia 5 do mês seguinte ao da emissão

O prazo para as empresas remeterem à Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) as faturas vai passar do dia 12 para o dia 5 do mês seguinte ao da emissão, segundo a proposta do Orçamento do Estado para 2022 (OE2022).
Comentários