A Casa do Impacto vai estar este mês em viagem por Portugal à procura de empreendedores que tenham criado ou idealizado produtos e/ou serviços ligados à sustentabilidade ambiental. O roadshow do centro de inovação da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa (SCML) garante ao trio de vencedores incubação gratuita, participação na Web Summit 2020 e 15 mil euros de apoio financeiro.
A ronda, no âmbito do concurso anual “Santa Casa Challenge”, começa esta terça-feira em Braga e segue logo no dia seguinte para o Porto. “Estamos com fortes expectativas de encontrar projetos promissores de inovação ambiental”, afirma Inês Sequeira, fundadora e diretora da Casa do Impacto.
O objetivo é apresentar a iniciativa e promover fóruns de discussão sobre este ecossistema, nos quais se poderá conhecer startups de impacto e ouvir representantes da Portugal Bugs, SEAentia e Terraguar ou convidados como o vereador da Câmara Municipal de Braga com o pelouro do Ambiente, Altino Bessa. “Como sabemos, esta foi nomeada a década do clima pelos inúmeros motivos de alarme, por isso há urgência em inovar e nós queremos apoiar estes projetos. É essencial dar-lhes uma oportunidade, amplitude e escala”, realça Inês Sequeira.
A edição 2020 do Santa Casa Challenge – que está a receber candidaturas até ao próximo dia 21 de fevereiro – não foge à “regra” de responder a um ou mais Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas (ODS). Neste caso, é o ODS 11, 12 e 13: cidades e comunidades sustentáveis; produção e consumo sustentáveis e ação climática.
Por onde vai passar o ‘roadshow’ da SCML?
No passado mês de dezembro, a equipa da Casa do Impacto havia visitado também a Universidade de Aveiro e o Instituto Politécnico de Setúbal.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com