[weglot_switcher]

Católica-Lisbon em ampla campanha de ‘fundraising’ para novo campus de 120 milhões

Campus Veritati integrará num só campus os atuais edifícios das várias Faculdades da Católica em Lisboa e dois novos edifícios, um para a escola de negócios Católica-Lisbon e um outro multifunções que albergará a Reitoria, entre outros. O investimento é de 120 milhões de euros e prevê-se que esteja concluído em 2027.
2 Março 2024, 14h50

A Católica Lisbon School of Business & Economics deu início este 1 de março à campanha de angariação de fundos para o seu novo campus em Lisboa – o Campus Veritati – integrada na campanha global da Universidade Católica Portuguesa “Together We Shape the Future”.

“O mote escolhido para a campanha: “Together We Shape the Future” pretende partilhar que este não é um projeto só da Universidade, mas de todos quantos fazem parte desta comunidade e de todos os que acreditam no nosso projeto educativo e científico, reconhecem o seu impacto e se revêm nos valores que professamos. É de todos os que connosco querem construir o futuro”, explica Isabel Capeloa Gil, reitora da Universidade Católica.

O novo Campus Veritati, nome dado ao futuro campus da Católica em Lisboa, representa um investimento de cerca de 120 milhões de euros e prevê-se que esteja concluído em 2027.

A campanha estará em vigor até final de 2027, data em que se prevê que o Campus Veritati esteja em pleno funcionamento. “Todas as doações, independentemente do seu valor, serão reconhecidas, existindo depois diferentes opções de reconhecimento, como a possibilidade de darem o nome a espaços do novo campus, para os doadores mais significativos”, explica a Universidade.

O projeto inclui a construção de dois novos edifícios: um para alojar a Católica Lisbon School of Business & Economics (Católica-Lisbon), duplicando a sua capacidade, e um edifício multifunções que albergará a reitoria, um grande centro de conferências e um conjunto de centros de conhecimento e interface com empresas. Mas engloba também a requalificação dos edifícios atualmente existentes e de toda a sua envolvente externa.

O projeto arquitetónico arrojado criado pelo Arquiteto Carrilho da Graça, exprime a visão e a forma ambiciosa como a Universidade quer moldar o futuro.

Filipe Santos, dean da Católica-Lisbon , considerada a 22ª melhor escola de negócios na Europa, salienta que “em três anos, a Escola terá as infraestruturas e os meios para estar cada vez mais na vanguarda da investigação e do ensino nas áreas de Gestão e Economia, gerando maior impacto na sociedade”.

O novo edifício, salienta o dean, “permitirá duplicar a atual capacidade física com instalações modernas que garantirão o crescimento da Escola e das suas diversas atividades, respondendo à crescente procura por educação de excelência, tanto a nível nacional como internacional. Este edifício será ecologicamente sustentável e de ponta em termos de métodos de ensino e ambiente de sala de aula, permitindo muito espaço para os alunos estudarem e conviverem”.

No geral, diz Filipe Santos, o desenvolvimento da Escola trará benefícios significativos para a Universidade e fortalecerá a posição da cidade de Lisboa como um hub de educação e investigação internacional de alta qualidade. “Isso atrairá talentos empresariais e terá um impacto na sociedade e nas empresas portuguesas. Além disso, contribuirá para um mundo global, educando líderes de negócios e cidadãos competentes e éticos, além de promover investigação sobre tópicos de relevância social alinhados com a agenda global de desenvolvimento sustentável”, salienta.

Os dois novos edifícios terão mais de 20 mil metros quadrados de espaço académico utilizável que permitirão a transferência da CATÓLICA-LISBON, duplicando a sua capacidade atual e aumentando substancialmente a qualidade das suas instalações. Mas o novo Campus Veritati vai permitir também a expansão das Faculdades da Universidade Católica Portuguesa, instaladas na sua sede em Lisboa, integradas num renovado campus universitário, com espaços verdes e sustentáveis.

Segundo a Católica, o projeto responde ao aumento de atividade da universidade – expansão do número de programas, de atividades de base científica e tecnológica, de alunos e docentes – e à crescente procura da Católica a nível nacional e internacional em áreas como Economia e Gestão, Saúde, Direito, Humanidades, Comunicação Social, Ciência Política, e Ciências Sociais”.

O projeto global também envolve a retirada de carros da superfície do campus atual para um novo estacionamento subterrâneo de três níveis nos novos edifícios. No geral, a capacidade da sede de Lisboa da Universidade Católica aumentará em mais de 40%. Será feita uma integração dos dois lados do campus de Lisboa, tornando todo o campus mais verde e sustentável.

“Este projeto é estratégico para a Universidade Católica, impulsionando para o futuro as áreas académicas de excelência da Universidade. Reforça assim o impacto da Católica no ensino superior, ciência e tecnologia, criando valor social e económico para Portugal e para a Europa em geral”, afirma a Universidade.

A Universidade Católica Portuguesa é uma instituição de utilidade pública, sem fins lucrativos e sem financiamento do Estado. Faz serviço público orientado para o ensino, investigação e serviço à comunidade, desenvolvendo com este projeto um dos maiores investimentos de sempre feitos no ensino superior no país. A campanha de fundraising dirige-se a todos os que se identificam com o projeto da Católica para o país e considera vários modelos de doação. No caso da campanha lançada pela Católica-Lisbon, além do objetivo prioritário de financiar a construção do Campus Veritati, existem também linhas de apoio ao investimento em conhecimento e inovação da Escola, bem como programas de bolsas de estudo para alunos de elevado mérito.

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.