[weglot_switcher]

CDS-PP disputado entre PS e PSD para continuidade ou ‘geringonça’ à direita nos Açores

Viabilizar o próximo governo na assembleia regional açoriana não vai ser fácil para PS ou PSD. Apoio centrista é crucial à esquerda ou à direita.
31 Outubro 2020, 11h00

Os três deputados eleitos pelo CDS-PP nos Açores são, por estes dias, alvo de disputa entre o PS e PSD para formar governo na região autónoma. Após os resultados de domingo terem tirado a maioria absoluta ao PS, os socialistas estão a tentar fechar acordo para evitar a ‘geringonça’ de direita. Mas o PSD está também focado em dialogar “com todos” e conseguir um acordo que ponha fim a quase 25 anos de governação socialista na região.

A solução para garantir a maioria parlamentar desejada por PS e PSD deve passar pelo CDS-PP, que foi a terceira força política mais votada. Ao que o Jornal Económico (JE) apurou, o líder do CDS-PP/Açores, Artur Lima, esteve reunido esta semana com o presidente do PSD/Açores, José Manuel Bolieiro, e com o líder do PS/Açores, Vasco Cordeiro. Ouviu propostas para um entendimento que viabilize o novo governo regional e resta saber se haverá acordo à esquerda ou à direita.

Conteúdo reservado a assinantes. Para ler a versão completa, aceda aqui ao JE Leitor

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.