CDS quer actualização do Plano de Contingência para controlo da Xylella fastidiosa

O CDS-PP tinha já questionado o ministro da Agricultura em Julho de 2017, quando ainda não se conhecia nenhum foco da doença em território nacional.

Carneocephala fulgida, vector da doença (Xylella fastidiosa) na vinha. Foto: J. Clark – University of California, Berkeley (EUA)

Os deputados do CDS-PP Patrícia Fonseca, Ilda Araújo Novo e Hélder Amaral querem saber se está já em curso alguma actualização ao Plano de Contingência para controlo da Xylella fastidiosa e seus vectores, elaborado em 2016, e se não, para quando está pensada essa actualização. E enviaram a pergunta ao ao ministro da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural, Luís Capoulas Santos.

Relembre-se que a presença da Xylella fastidiosa foi confirmada em 3 de Janeiro de 2019, em Vila Nova de Gaia, em lavanda, sem sintomatologia da doença

Os deputados do CDS-PP querem também saber que alterações estão a ser implementadas em relação à metodologia seguida até aqui e que é”urgente reavaliar o plano de acção”.

Pode continuar a ler o artigo aqui.

Recomendadas

Terrapro organiza dias de campo sobre agricultura de precisão no Ribatejo e Alentejo

É precisamente no terreno que a Terrapro vai demonstrar os benefícios da Agricultura de Precisão em duas explorações agrícolas – Monte de Santo Isidro e Herdade da Mingorra.

Açores aumenta tamanho mínimo de pesca de quatro espécies

Uma portaria publicada em Jornal Oficial determina que o tamanho mínimo de captura passa a ser de 35 centímetros para o Alfonsim e de 30 centímetros para o Boca-Negra, a Garoupa e a Veja.

Ministra do Mar consigna obras de dragagem da barra do Ave

O diretor-geral da DGRM – Direção-Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos, José Simão, fará a apresentação da obra.
Comentários