Face às eleições legislativas de 2015 a CDU (PCP – PEV) perdeu votos em todos os concelhos da Madeira, sendo que no total foram menos 1.766 votos.
O concelho do Funchal foi onde a CDU perdeu mais número de votos: foram menos 975 votos relativamente às últimas eleições. Também em Santa Cruz foram menos 258 votos.
No município de Câmara de Lobos o partido perdeu 203 votos e em Machico 85. Menos 69 na Ribeira Brava e 46 na Calheta.
Em Santana foram menos 44 votos, 30 no Porto Santo e menos 29 na Ponta do Sol.Em São Vicente registaram-se menos 18 votos e menos nove no Porto Moniz.
A cabeça de lista pela Madeira da CDU, Herlanda Amado,afirmou no passado domingo, já depois de se saberem os resultados que “há um conjunto de condicionamentos e aqui a bipolarização não pode ser deixada de colocar em cima da mesa, mas a palavra resistir enquanto que outros desapareceram do plano político regional, a CDU resiste e as eleições regionais confirmam”.
Herlanda Amado disse ainda que não se poderiam deixar de colocar em cima da mesa fatores como a abstenção, o número de eleitores que foram às urnas, bem como o número de partidos que estiveram a concorrer.
O partido Juntos pelo Povo teve uma tendência semelhante, com perda de votos em todos os municípios à exceção do município de Santa Cruz onde conseguiram mais 355 votos.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com