Advogados celebram hoje o Dia Pro Bono em Portugal

O tema deste ano é: “O Pro Bono reinventado na resposta à(s) crise(s) – preparar o futuro”. O evento é organizado pela Associação Pro Bono Portugal, Cuatrecasas, FCB Advogados, PLMJ, Sérvulo & Associados, SRS Advogados, VdA e pelo programa de apoio jurídico da Reuters, o TrustLaw.

Pelo segundo ano, o setor da advocacia em Portugal promove o “Dia Pro Bono”, uma data que pretende assinalar as boas práticas de colaboração entre sociedades de advogados, organizações sem fins lucrativos e estudantes de Direito e procurar cria sinergias entre a comunidade legal que disponibiliza serviços, como o próprio nome indica, pelo bem público.

A segunda edição do Dia Pro Bono – no âmbito da European Pro Bono Week – decorre esta quinta-feira (26 de novembro) em formato digital e tem como tema principal “O Pro Bono reinventado na resposta à(s) crise(s) – preparar o futuro”, colocando em debate os desafios e oportunidades para o terceiro setor – i.e. organizações ou iniciativas de  utilidade pública – neste contexto desta crise socioeconómica.

Em discussão estarão ainda as respostas da justiça ao setor social, nomeadamente à pandemia de Covid-19, e os constrangimentos judiciais. O painel contará com as intervenções de Rui Meirinhos, juiz de instrução criminal da comarca de Setúbal, e Teresa Almeida, procuradora-adjunta do Tribunal de Contas.

A sessão conta também com a apresentação da Aliança Pro Bono, fundada em 2019 na sequência da preocupação, partilhada por um conjunto de sociedades e de advogados in-house ou em prática individual, sobre a existência de um elevado número de necessidades de apoio jurídico pro bono em Portugal, para as quais nem sempre se verificava uma resposta suficiente ou adequada.

A organização deste evento está a cargo da Associação Pro Bono Portugal, dos escritórios Cuatrecasas, FCB Advogados, PLMJ, Sérvulo & Associados, SRS Advogados e Vieira de Almeida (VdA), bem como do programa de apoio jurídico pro bono da Reuters, o TrustLaw.

Recomendadas

PremiumOrdem recebe queixas de inscrições indevidas na Segurança Social

A sustentabilidade da Caixa de Previdência dos Advogados e Solicitadores está em debate na AR. Jovens defendem que firmas devem comparticipar.

Brexit & RGPD: sinais de um mundo interdependente

A importância e complexidade regulatória inerentes à Proteção de Dados é, desde logo, fundada na necessidade de troca de informações com o Reino Unido para fins de segurança e prevenção de ameaças do foro criminal.
ana_catarina_mendes_ps

PS propõe comissão para avaliar integração da Caixa de Previdência dos Advogados na Segurança Social

O grupo parlamentar socialista considera que o atual sistema de previdência dos advogados e solicitadores é “desajustado” e não tem “nenhum cariz assistencialista”, e deve refletir-se sobre a sua integração na Segurança Social.
Comentários