[weglot_switcher]

Cenário de corte das taxas de juro do BCE faz BCP tombar mais de 5%

A entidade bancária está a desvalorizar 5,43%, para 0,23 euros, apesar de na segunda-feira ter apresentado uma subida homóloga de 13% no lucro dos primeiros seis meses deste ano para 169,8 milhões de euros.
30 Julho 2019, 10h35

As acções do Millennium BCP estão a cair 5,2% para 0,23 euros, na manhã desta terça-feira devido a uma forte possibilidade do Banco Central Europeu (BCE) avançar com cortes nas taxas de juro, uma vontade partilhada pelo Banco do Japão (BoJ) e da Reserva Federal dos Estados Unidos (Fed), conforme apontam vários traders contactados pela Reuters.

O Banco do Japão voltou a demonstrar rapidez para dar gás à economia através de cortes nas taxas de juro diretoras, estando apenas a aguardar pela decisão da Fed, que se reúne durante os dias 30 e 31 de julho.

O BCP apresentou na segunda-feira os resultados dos primeiros seis meses de 2019, onde registou uma subida homóloga de 13% no lucro, para 169,8 milhões de euros, mas a forte pressão para os cortes nas taxas de juro está a sobrepor-se e a arrastar as suas ações, tendo já sido negociadas 25.452.520 acções até ao momento.

“No BCP, os lucros aumentaram 13%, neste semestre e o número de clientes continua a aumentar, tanto em Portugal como na Polónia”, referiu Carla Maia, trader da XTB, salientando que “a margem do Banco está ‘em xeque’ com a possibilidade do BCE avançar com medidas de cortes nas taxas de juro”.

A margem financeira (diferença entre os juros cobrados nos empréstimos e pagos nos depósitos) do Millennium bcp subiu 7,6% para 740,1 milhões de euros entre janeiro e junho. Desde a última reunião da Reserva Federal norte-americana, nos dias 18 e 19 de julho, nas quais ganhou maior força os cortes nas taxas de juro a curto-prazo, as acções do Millennium bcp caíram quase 17%.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.