[weglot_switcher]

Centeno: Aceleração do investimento contribuiu para crescimento de 1,8% da economia

O Governo refere que o Produto Interno Bruto (PIB) cresceu em termos reais pelo vigésimo segundo trimestre consecutivo, à boleia da procura interna. Investimento permitiu compensar menor contributo da procura externa, sublinha.
15 Maio 2019, 12h08

O Ministério das Finanças refere que o crescimento do investimento no arranque do ano foi o principal contributo para o acelerar da economia nacional no primeiro trimestre. A reação do Governo surge depois da publicação da estimativa rápida do Instituto Nacional de Estatística, que aponta para um acelerar do crescimento da economia nacional para 1,8% em termos homólogos nos primeiros três meses do ano.

“Este maior crescimento reflete-se no aumento das importações, onde se destaca o crescimento expressivo da importação de bens de investimento, como é o caso de máquinas e outros bens de capital, material de transporte e produtos transformados destinados à indústria”, sublinha o ministério liderado por Mário Centeno, num comunicado divulgado esta quarta-feira.

O Governo refere que o Produto Interno Bruto (PIB) cresceu em termos reais pelo vigésimo segundo trimestre consecutivo, à boleia da procura interna. Sublinha ainda que o aumento do investimento permitiu, deste modo, compensar a menor procura externa.

“O abrandamento das exportações resulta, sobretudo, do aumento da incerteza geopolítica e das tensões comerciais globais, que tem impactado em especial as maiores economias da Europa”, assinala.

No mesmo dia em que o Eurostat confirmou que a zona euro registou uma expansão de 1,2%, as Finanças sublinham que a performance de Portugal no primeiro trimestre reflete a “trajetória de convergência” de Portugal face à Europa, “trajetória essa que perdura já há mais de dois anos”, acrescenta.

“O crescimento expressivo do investimento ao longo dos últimos anos, a estabilização do setor financeiro, o reequilíbrio das contas externas e os progressos alcançados na consolidação estrutural das contas públicas constituem pilares sólidos para o crescimento económico nos próximos anos”, conclui.

https://jornaleconomico.pt/noticias/economia-nacional-cresce-18-no-primeiro-trimestre-do-ano-444686

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.