Centro de Expedição e Embalamento de Lapas já entrou em funcionamento na Lota do Funchal

O funcionamento da infraestrutura surge numa altura em que se recomeça a apanha da lapa.

Já está em funcionamento o primeiro e único centro de expedição e embalamento de lapas público, localizado na renovada Lota do Funchal.

“Esta primeira utilização realizou-se com um lote de 15 quilos de lapas. Os pescadores devidamente registados podem comercializar diretamente até um máximo de 100 kg por semana, com a pesagem a ter de ser feita obrigatória em lota. Já o embalamento só é obrigatório para cima dos 100 kg”, refere a secretaria regional do Mar e Pescas.

A entrada em funcionamento do centro de expedição e embalamento surge numa altura em que se retomou a apanha da lapa, a 1 de abril, depois de um período de defeso entre dezembro e abril determinado por legislação regional.

O secretário regional do Mar e Pescas, Teófilo Cunha, diz que esta infraestrutura “é mais um passo importante para garantir a toda a população da Madeira e Porto Santo que os produtos que consomem estão sujeitos a práticas e melhores condições de controlo e segurança alimentar”.

A secretaria regional sublinha que esta infraestrutura é uma exigência dos regulamentos comunitários.

Recomendadas

Madeira: PS pede a Rui Barreto e CDS-PP esclarecimentos sobre alegado financiamento ilegal

Os socialistas madeirenses consideram que os factos denunciados num trabalho da SIC são “graves e colocam em causa a ética e a transparência” exigidas a responsáveis políticos. O PS Madeira reforçam que é preciso um esclarecimento “imediato, cabal e rigoroso sobre o relacionamento entre o principal financiador do Chega e o líder do CDS-PP Madeira”.

Presidente da Assembleia da Madeira apela a partidos para “não inquinarem trabalhos parlamentares” por causa das autárquicas

O presidente da Assembleia da Madeira afirmou que “a Assembleia Legislativa é o primeiro órgão de Governo próprio. Existe para discutir as grandes questões regionais e não para discutir questões municipais ou para fazer campanha eleitoral”.

Madeira regista 20 casos positivos e 14 recuperados de covid-19

A Madeira tem 314 casos ativos de coronavírus, 22 são importados e 292 de transmissão local. Existem 84 situações em estudo pelas autoridades de saúde.
Comentários