Centro de Química da Madeira produz 2 mil 750 litros de solução alcoólica desinfetante para a RAM

A pronta resposta do CQM a uma necessidade urgente da Região permitiu ao SESARAM reforçar as suas reservas em solução alcoólica desinfetante e garantiu aos seus utentes e profissionais de saúde, toda a segurança na linha da frente no combate ao Covid-19.

O Centro de Química da Madeira (CQM), no atual contexto pandémico da Covid-19, colocou a sua capacidade instalada para, em estreita colaboração com o IA-SAUDE (Instituto de Administração da Saúde e Assuntos Sociais) e com o SESARAM (Serviço Regional de Saúde) e com o apoio do Departamento de Química da Universidade da Madeira (UMa), ao abrigo do Projeto COVID19/UMa/Santander, produzir solução alcoólica desinfetante, chegando a um total de 2 mil 750 litros.

No passado sábado, 9 de abril, o CQM lançou um desafio aos seus membros para a aquisição de reagentes para a preparação dos primeiros mil litros de solução desinfetante. Objetivo esse conseguido ao fim de apenas cinco horas de campanha interna.

Esta quinta-feira uma equipa de nove pessoas otimizou processos, implementou procedimentos de controlo de qualidade e segurança, e instalou duas linhas de produção manual para o fabrico de solução desinfetante.

Esta campanha de produção, que termina hoje, produziu 2 mil 750 litros de solução desinfetante, tendo gasto no seu fabrico 2 mil 298 litros de álcool, 116 litros de água oxigenada, 40 litros de Glicerina e 343 litros de água purificada.

A pronta resposta do CQM a uma necessidade urgente da Região permitiu ao SESARAM reforçar as suas reservas em solução alcoólica desinfetante e garantiu aos seus utentes e profissionais de saúde, toda a segurança na linha da frente no combate ao Covid-19.

Recomendadas

Saiba que seguros deve contratar num crédito à habitação

Para além do seguro vida, existe ainda outro seguro exigido pelos bancos. Referimo-nos ao seguro multirrisco, que visa, sobretudo, contratar a proteção da casa. Este tipo de seguro apresenta cobertura contra incêndios e fenómenos sísmicos. Também neste caso, o consumidor pode contratar noutra instituição que não a do banco onde conseguiu o crédito habitação.

JPP defende baixa do IVA na restauração para a taxa mais reduzida

Para o partido esta descida ajudava na liquidez e permitiria desafogar a carga fiscal das empresas.

Presidente da Assembleia da Madeira insiste em apoio europeu urgente a empresas e sociedade

O presidente da Assembleia da Madeira alertou para as consequências provocadas pela pandemia, nas áreas da saúde, económicas, e sociais , reforçando que as pessoas “estão a passar grandes privações, é preciso que a ‘bazuca financeira’ seja disparada rapidamente”.
Comentários