[weglot_switcher]

CEO da AssetFloow: “Os retalhistas estão a aumentar o esforço para atrair consumidores para as lojas”

Katya Ivanova, cofundadora e CEO da startup que está a digitalizar (mais) o sector do retalho e dos bens de consumo, diz ao JE que as pessoas “tendem a desenvolver relações mais fortes com as marcas por meio de experiências pessoais”. A empresa recebeu 1,5 milhões de euros da Ged Ventures Portugal.
27 Março 2023, 13h47

A startup AssetFloow, que desenvolveu uma nova tecnologia para descrever os comportamentos dos consumidores dentro das lojas e supermercados, está a triplicar a equipa para doze pessoas, depois de ter recebido um investimento de 1,5 milhões de euros.

A empresa com sede em Lisboa fechou recentemente a sua primeira ronda de financiamento por equity – em 2021 recebeu uma safe note de 100 mil euros – de um fundo da sociedade gestora de capital de risco Ged Ventures Portugal e prepara-se para acelerar a expansão do seu negócio ligado à Inteligência Artificial (IA), detalhou ao Jornal Económico (JE) a cofundadora e CEO da AssetFloow, Katya Ivanova.

O objetivo passa por acelerar a atividade na Europa e na América Latina e consolidar a sua posição no mercado de análise comportamental. “Antes deste investimento a AssetFloow tinha uma equipa de quatro pessoas. Com este investimento estamos a triplicar”, referiu Katya Ivanova ao JE, mencionando a área de investigação e desenvolvimento (I&D) em Portugal.

A AssetFloow conta neste momento com dois clientes em Portugal, nomeadamente uma retalhista do sector alimentar e uma empresa de CPG (Consumer Packaged Goods), mas também tem presença em Espanha, na Itália, no Reino Unido e no Brasil.

“Com os padrões de compra a mudar constantemente e os eventos globais recentes que afetam significativamente a indústria do retalho, os retalhistas estão a aumentar os seus esforços para atrair consumidores para as suas lojas. Isso deve-se à rentabilidade das vendas em loja física e ao facto de que os consumidores tendem a desenvolver relações mais fortes com as marcas por meio de experiências pessoais”, afirma a cofundadora e CEO da AssetFloow ao JE.

Fundada em 2021 por Katya Ivanova e Ricardo Santos, a startup criou um software que combina IA com análise comportamental, a partir dos dados anónimos das vendas das retalhistas. Assim, a plataforma digital consegue analisar os percursos pelos consumidores e as suas interações com os produtos, permitindo uma melhor compreensão de padrões de compra e atitudes.

Trata-se de “uma ferramenta para criar um digital twin [gémeo digital] da loja atual ou simulada, fornecendo informações como mapas de calor, percursos mais usados por diferentes segmentos de consumidores, sugestões de onde colocar os produtos/categorias para aumentar as vendas, estratégias de campanhas promocionais, anomalias de vendas, produtos novos a adicionar à loja, entre outros”, explica a AssetFloow, em comunicado público.

A empresa tem sido distinguida desde que foi fundada, tendo começado por ganhar um ‘Hackathon’ de IA em 2021, na Finlândia, e sido reconhecida como a Startup Mais Promissora em Portugal pela Entrepreneurship Awards no ano seguinte. Já em 2023 recebeu ainda a certificação de idoneidade pela Agência Nacional de Inovação, pelo seu trabalho de I&D em Portugal.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.