[weglot_switcher]

CEO da AWS: “GenAI tem potencial disruptivo nas comunidades”

“Nunca houve um tempo mais entusiasmante para ser uma startup”, apontou Matt Garman, no primeiro re:Invent desde que assumiu o cargo em junho deste ano.
AWS Matt Garman
AWS re:Invent 2024 Photo by Noah Berger
5 Dezembro 2024, 21h00

Dizem que só a primeira vez é que custa, mas o à vontade mostrado por Matt Garman não o mostrou. Afinal de contas, o mais recente CEO da Amazon Web Services (AWS) tem experiência e já soma várias conferências re:Invent no seu currículo.

No seu espaço de keynote, que durou duas horas e meia, convidou vários intervenientes, falou sobre os produtos que os seus clientes podem esperar no próximo ano, Inteligência Artificial Generativa (GenAI) e também sobre startups. Sobre o assunto do momento, Matt Garman diz que a GenAI “tem o potencial disruptivo em todas as comunidades”.

“Nunca houve um tempo mais entusiasmante para ser uma startup”, apontou Matt Garman, no primeiro re:Invent desde que assumiu o cargo em junho deste ano. Na verdade, os seus anúncios tocavam especialmente nas startups, uma vez que permitirão maximizar o potencial da Inteligência Artificial.

Abrindo o leque, o CEO afirma que a AWS já deu perto de mil milhões de dólares em créditos às startups para desenvolverem os seus projetos nas plataformas da empresa de cloud desde 2020. E este valor prepara-se para aumentar, com a AWS a manter o seu compromisso de apoiar as startups a nível mundial.

Entre os anúncios ligados à GenAI, Matt Garman detalhou o lançamento do Bedrock Model Distillation, que apoia a criação de modelos mais rapidamente e efetivos, bem como do Bedrock Multi-Agenct Collaboration, que permitirá desenhar uma plataforma mais rápida e orquestrar um desenvolvimento mais rápido no que refere às tarefas mais complexas.

Mas as potencialidades da escabilidade dos projetos dos seus clientes (que vão de startups a grandes empresas) também estiveram em foco com o Aurora DSQL, uma estrutura de linguagem serverless, que permite “uma escabilidade virtualmente ilimitada”.

A sala foi pequena para as 60 mil pessoas que se iam deslocando entre os pavilhões e que desejam ver Matt Garman no palco principal. No fundo, quem ficou a ganhar foram as 400 mil pessoas que acompanharam através do streaming. E o novo CEO da AWS não desiludiu no seu primeiro discurso público para milhares de pessoas.

RELACIONADO
Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.