O italiano Luca de Meo, atualmente à frente do Grupo Renault, é o favorito a substituir o português Carlos Tavares no cargo de presidente executivo da Stellantis. Fontes ouvidas pelo jornal “Expansión” consideram que é o candidato “mais qualificado “para redirecionar o rumo da Stellantis e liderar uma possível fusão tripla com a Renault e a BMW”.
Embora não seja o único candidato, Luca de Meo é o mais bem posicionado devido à sua grande experiência no setor automóvel, referem as mesmas fontes. Antes da Renault passou também pela Volkswagen, Toyota e Fiat. O seu “perfil conciliador” também poderá ser uma vantagem naquele que é um momento de grande agitação na Stellantis, dona de marcas automóvel como a Peugeot, Citroën, Fiat, Jeep, Opel e Alfa Romeo.
A construtora automóvel Stellantis anunciou este domingo, 1 de dezembro, que o seu conselho de administração aceitou a renúncia de Carlos Tavares do cargo de presidente executivo, com efeitos imediatos, e que o seu substituto será nomeado no primeiro semestre de 2025.
O processo de nomeação do novo CEO permanente “está bem encaminhado, gerido por um Comité Especial do Conselho, e será concluído no primeiro semestre de 2025”, disse ainda o construtor automóvel, que tem uma unidade em Mangualde. Até lá, John Elkann, presidente do conselho de administração, vai liderar uma nova comissão executiva interina.
O jornal espanhol escreve que o anúncio de saída de Carlos Tavares, com efeitos imediatos, provocou um “terramoto” na indústria automóvel europeia, com as ações da Stellantis a caírem 7% esta manhã. O responsável sai um ano e meio antes do fim do seu contrato, em 2026. A empresa já tinha anunciado, em outubro, que Carlos Tavares iria sair do grupo e reformar-se.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com