A Cepsa passou de prejuízos a lucros na ordem dos 168 milhões de euros no primeiro semestre deste ano. No mesmo período do ano passado, a empresa tinha obtido um resultado negativo de 393 milhões de euros.
Já o EBITDA da segunda maior petrolífera espanhola situou-se nos 1.099 milhões de euros, o que representa um aumento de 48% quando comparado com os 742 milhões de euros registados no mesmo período de 2023.
Esta evolução foi impulsionada por um ambiente de mercado favorável ao sector energético e pelo aumento das vendas da Cepsa Química, escreve a “Reuters” esta segunda-feira, indicando que o preço do barril de petróleo situou-se, em média, nos 84,9 dólares no segundo trimestre, face a 78,4 dólares por barril no período homólogo.
Neste cenário, os três negócios da Cepsa – Energia, Química e Exploração e Produção – acabaram por ter um desempenho sólido no segundo trimestre, com resultados financeiros e operacionais acima daqueles registados no período homólogo.
Maarten Wetselaar, CEO da empresa, salientou os “resultados sólidos” em todas as atividades, alertando, contudo, que a comercialização de combustíveis em Espanha foi afetada pelo aumento de vendas fraudulentas neste mercado.
Por outro lado, o responsável notou que o resultado financeiro da empresa também tem sido afetado pelo imposto extraordinário espanhol aplicados às empresas energéticas.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com