[weglot_switcher]

Cepsa conclui emissão de dívida de 750 milhões no mercado

Esta operação, que faz da Cepsa a primeira empresa espanhola do sector a aceder ao mercado obrigacionista em 2024, e a segunda na Europa, reforça a estrutura de capital da empresa energética.
8 Abril 2024, 16h00

A Cepsa concluiu “com êxito” uma nova emissão de obrigações no valor de 750 milhões de euros, um montante superior ao das emissões anteriores “devido à grande procura e que evidencia a forte atratividade da empresa do ponto de vista do investidor”, segundo a petrolífera Compañía Española de Petróleos.

A Cepsa foi assessorada nesta emissão de dívida pelo HSBC, Santander e SMBC como coordenadores globais da operação e pelo BBVA, BofA Securities e HSBC para a oferta de recompra parcial das suas obrigações com vencimento em fevereiro de 2025.

A operação foi concluída com um cupão anual de 4,125% e vencimento em abril de 2031.

“Esta nova emissão representa a maior oferta de obrigações da história da Cepsa e o seu regresso aos mercados de capitais após quatro anos, e introduz uma inovação ao combiná-la com uma recompra parcial da sua obrigação com vencimento em fevereiro de 2025”, avança a empresa espanhola.

A emissão será admitida à cotação oficial e à negociação no mercado regulamentado da bolsa irlandesa e “permitirá à Cepsa reforçar a sua posição de liquidez e diversificar as suas fontes de financiamento, aumentando simultaneamente a maturidade média da sua dívida”.

Esta operação, que faz da Cepsa a primeira empresa espanhola do sector a aceder ao mercado obrigacionista em 2024, e a segunda na Europa, reforça a estrutura de capital da empresa energética.

Ao mesmo tempo “apoia o ambicioso plano de investimento da sua estratégia de transformação Positive Motion, com a qual pretende tornar-se uma referência europeia na produção de hidrogénio verde, biocombustíveis 2G e na implantação de uma rede de carregadores elétricos ultrarrápidos”, segundo a Cepsa.

Carmen de Pablo, CFO e Diretora de Estratégia e Sustentabilidade da Cepsa, afirmou que “o êxito desta emissão de obrigações reflete o apoio da comunidade de investidores à estratégia de transformação da empresa, com a qual pretendemos ser uma referência na transição energética, e a sua confiança nas perspetivas de negócio da Cepsa para os próximos anos”.

“Com esta operação, estamos a diversificar as fontes de financiamento da empresa para reforçar a sua posição de liquidez, o que nos permite cumprir confortavelmente os nossos compromissos de dívida e planos de investimento”, acrescenta.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.