[weglot_switcher]

Cerca de 80% das subscrições de fundos de investimento no Bankinter são já orientadas por critérios ESG

Cerca de 80% das subscrições de fundos de investimento efetuadas por clientes Bankinter são realizadas em fundos que cumprem critérios ambientais, sociais e de governança (ESG), revela a Bankinter Gestión de Activos em comunicado.
7 Outubro 2025, 22h08

Cerca de 80% das subscrições de fundos de investimento efetuadas por clientes Bankinter são realizadas em fundos que cumprem critérios ambientais, sociais e de governança (ESG), revela a Bankinter Gestión de Activos em comunicado.

A instituição financeira diz que essa percentagem reflete o crescimento contínuo do leque de soluções de investimento sustentável que o banco disponibiliza, da Bankinter Gestión de Activos e de outras sociedades gestoras, e uma maior consciencialização sobre a importância da sustentabilidade nos investimentos financeiros.

Nesta Semana Mundial do Investidor, o Bankinter destaca que, no âmbito da sua estratégia e do seu compromisso com a sustentabilidade, tem desenvolvido uma gama diversificada de fundos PPR que cumprem os requisitos do artigo 8.º do Regulamento Europeu de Divulgação de Informação Financeira Sustentável (SFDR), integrando critérios ESG e permitindo, desta forma, aos clientes, realizar os seus investimentos e rentabilizar as suas poupanças em soluções sustentáveis.

Entre os fundos PPR disponibilizados pela Bankinter Gestión de Activos, através da sua sucursal em Portugal, destacam-se o Bankinter Rendimento PPR, indicado para investidores conservadores, com foco em obrigações com risco de taxa de juro baixo. Também o Bankinter Obrigações PPR, fundo global de obrigações, ideal para quem procura uma exposição a obrigações de governos e empresas a médio prazo. Bem como o Bankinter 25 PPR, fundo diversificado com até 25% de exposição a ações, equilibrando rendimento e crescimento. Ainda o Bankinter 50 PPR com até 50% de exposição a ações para investidores moderados que procuram um maior potencial de crescimento. Sem esquecer o Bankinter 75 PPR com até 75% de exposição a ações, dirigido a investidores dinâmicos com maior tolerância ao risco. Por fim o Bankinter 100 PPR com até 100% de exposição a ações, dirigido a investidores com tolerância ao risco muito elevada.

Todos os fundos das Carteiras Modelo de Fundos ESG cumprem a Política de Due Diligence do Bankinter, garantindo que as empresas onde investem seguem padrões rigorosos de sustentabilidade, explica o Bankinter.

“Geridos por entidades com experiência comprovada em sustentabilidade, estes fundos são previamente incluídos na lista de convicção de fundos, na seção de Investimento Sustentável”, revela o grupo em comunicado.

Vítor Pereira, diretor de Desenvolvimento de Negócio, Banca Digital e membro da Comissão Executiva Portugal, refere que “esta tipologia de fundos investe em empresas que demonstrem práticas de gestão responsáveis, como a redução de emissões de carbono, o respeito pelos Direitos Humanos, políticas de igualdade de género, inclusão social e transparência na governação, que permitem aos investidores beneficiar do crescimento de empresas alinhadas com princípios éticos e sustentáveis. A seleção dos fundos de investimento é feita com base em critérios rigorosos e num impacto positivo e mensurável”.

 

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.