[weglot_switcher]

Cerca de 95% das empresas reconhece que projetos inovadores falham antes de serem lançados

Um estudo da Kaspersky, a empresa russa de cibersegurança, tentou identificar as principais dificuldades no êxito de projetos inovadores a nível global, sendo que a falta de planeamento e de preocupações com a segurança informática são os dois principais pontos referidos.
20 Outubro 2020, 16h14

Cerca de 95% das empresas a nível mundial reconhecem que, muitas vezes, os seus projetos de inovação falham ainda antes de serem lançados, com uma grande parte a nem passar da fase de desenvolvimento, segundo um estudo da Kaspersky.

Um inquérito da empresa de cibersegurança a 304 decisores sénior da área de inovação mostra que a esmagadora maioria dos projetos não chega à fase de lançamento, sendo que 36% nem passa da fase de desenvolvimento.

O estudo aponta ainda para a falta de cooperação entre os departamentos de segurança informática como uma ameaça ao lançamento de qualquer projeto, com 74% dos inquiridos a indicar que a ausência de um responsável por esta vertente aumenta a probabilidade de fracasso. A falta de planeamento e estrutura bem definidos é, para 19%, a principal causa dos falhanços.

Adicionalmente, 36% das empresas participantes considera ainda a fase de desenvolvimento como a mais desafiante ao longo do ciclo de vida de inovação. Para 23%, a maior dificuldade reside na fase desenho, sendo que outros tantos indicam a fase de teste como a mais crítica.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.