Cerca sanitária em Odemira “está a produzir efeitos”, garante Eduardo Cabrita

Na reunião plenária desta quinta-feira, o ministro da Administração Interna disse que as medidas implementadas tornaram Portugal um país “com os melhores resultados de incidência da pandemia em toda a UE” e recordou o caso da cerca sanitária de Ovar, onde foram mobilizadas instalações privadas de hotelaria.

Manuel de Almeida/LUSA

O ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, garantiu, esta quinta-feira, que o Governo não esconde “os problemas reais” e como tal tem adotado medidas como é o caso das cercas sanitárias. O governante defendeu ainda os resultados da cerca sanitária de Odemira.

“Não escondemos os problemas reais e, por isso, adotamos as medidas necessárias, como foi a cerca sanitária de Ovar, onde foram mobilizadas instalações privadas de hotelaria, como na área da Grande Lisboa quando foi necessário aplicar medidas a 19 freguesias. como agora nos termos da lei de bases da proteção civil defendendo as populações, defendendo o Estado de Direito”, referiu Eduardo Cabrita durante a reunião plenária.

Quanto à cerca sanitária de Odemira, Eduardo Cabrita considera que “está a produzir efeitos porque desde a última semana Odemira tem muito menos de 50% de casos de infeção do que tinha no dia em que a cerca foi instaurada”. “São 46 casos ativos ontem quando há uma semana eram 123”, completou.

“É esse o caminho pelo direito à saúde, pelo direito à vida e é para todos. É para os odemirenses lá nascidos e é para os dez mil cidadãos nascidos de outras terras da Alemanha ao Nepal”, garantiu o governante, em referência aos imigrantes com condições de habitação e laboral precárias.

Eduardo Cabrita frisou ainda que deve-se à aplicação das medidas do estado de emergência o posicionamento de Portugal enquanto “país com os melhores resultados de incidência da pandemia em toda a União Europeia”.

Relacionadas

Duas dezenas de trabalhadores migrantes já foram realojados no Zmar (com áudio)

A operação de realojamento foi acompanhada pela unidade de intervenção da Guarda Nacional Republicana (GNR).

Advogado de donos de casas no Zmar interpõe providência cautelar contra requisição

Segundo o causídico, entre os argumentos a contestar a fundamentação da requisição temporária do Zmar Eco Experience decidida pelo Governo está o facto de, “no documento” do executivo, este “dizer que dialogou com os proprietários”.
Recomendadas

Euro2020: Croatas vice-campeões mundiais contra ingleses que valem mais de mil milhões

Inglaterra é a seleção com maior valor de mercado do campeonato europeu, mas vai ter pela frente o seu ‘carrasco’ do mundial de 2018.

Portugal com 707 novos casos e duas mortes por Covid-19. Internamentos voltam a aumentar

Em linha com o aumento de casos e da incidência no país, também o número de internamentos cresceu. Nas últimas 24 horas, foram admitidas mais 25 pessoas em enfermaria e mais 5 nas unidades de cuidados intensivos.

Secretário regional de Saúde antecipa imunização até “final de julho” nos Açores

Clélio Meneses, que falava como convidado de honra, na noite de sábado, na sessão solene do 19.º aniversário da elevação das Lajes a vila, no concelho da Praia da Vitória, na ilha Terceira, reiterou que “o tempo presente é de esperança”.
Comentários