A tomada de posse de Donald Trump como presidente dos EUA, marcada para 20 de janeiro, tem atraído milhões de dólares em donativos da indústria cripto, segundo o Decrypt.
A empresa de criptomoedas Ripple, atualmente envolvida num processo judicial com a Comissão de Valores Mobiliários dos EUA, doou cinco milhões de dólares em tokens XRP para o evento.
A Coinbase, a maior exchange de criptomoedas registaada na América, contribuiu com um milhão de dólares para o fundo da inauguração.
Além disso, a exchange Kraken, com sede em São Francisco, também fez uma doação de um milhão de dólares para a cerimónia de posse. O fundador Jesse Powell, que já foi investigado pelo FBI por acusações de hacking, doou pessoalmente 845 mil dólares em criptomoedas para a campanha eleitoral de Trump.
A Circle, emissora da stablecoin USDC, doou um milhão de dólares em USDC para o fundo da inauguração, enquanto a plataforma de finanças descentralizadas Ondo Finance fez uma doação de igual montante.
A Robinhood, que tem ampliado seu negócio de criptomoedas nos últimos anos, também contribuiu com dois milhões de dólares.
Empresas não cripto do Vale do Silício, como Google e Meta, também investiram fortemente no evento, anunciando recentemente doações de um milhão de dólares cada.
Saliente-se que a indústria cripto já doou mais de 119 milhões de dólares para a histórica campanha de reeleição de Trump, com a Coinbase e a Ripple a figurarem entre os principais doadores corporativos, de acordo com o grupo de vigilância Public Citizen baseado em Washington D.C.
Embora Trump tenha anteriormente rotulado o bitcoin como “uma fraude contra o dólar”,alterou drasticamente o discurso no ano passado, prometendo transformar os EUA numa “capital cripto” durante a Conferência Bitcoin 2024 em Nashville.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com