[weglot_switcher]

CFO sai da TAP em plena privatização e voa para o Cazaquistão

Renato Inácio é o novo administrador financeiro da TAP. Gonçalo Pires sai da companhia e vai assumir o cargo de administrador financeiro na Air Astana, a companhia de bandeira do país da Ásia Central.
5º Cazaquistão
4 Fevereiro 2026, 11h43

O administrador financeiro da TAP sai da companhia aérea em pleno processo de privatização para voar para o a capital do Cazaquistão, Almaty.

Gonçalo Pires vai assumir o cargo de administrador financeiro na Air Astana, a companhia de bandeira do país da Ásia Central.

Assume o cargo a 1 de março, substituindo Ibrahim Canliel que passa a ser presidente-executivo da companhia aérea.

Renato Inácio vai ser o novo administrador financeiro da TAP, tendo entrado na companhia em 2021, como Diretor Sénior de Finanças Corporativas e Risco.

Gonçalo Pires ocupava o cargo de administrador financeiro desde 2021, onde “redesenhou e implementou o plano de reestruturação e também lançou um número de iniciativas de digitalização. Antes disso, teve uma carreira de quase duas décadas no setor financeiro”, segundo o comunicado citado pela “Refinitiv”.

“Gonçalo tem o currículo certo para apoiar a evolução da Air Astana e capitalizar no crescimento de oportunidades nos nossos mercados (…) Estou confiante que a Air Astana vai continuar a executar com sucesso a sua estratégia de crescimento no longo prazo”, disse em comunicado o atual presidente-executivo Peter Foster.

A Air Astana intitula-se a maior companhia aérea na Ásia Central e o Cáucaso por receitas e frota, contando com 62 aviões, estando sediada em Almaty.

RELACIONADO

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.