[weglot_switcher]

CGD já tem vencedores da 1ª Edição dos Prémios Caixa ESG e são revelados na próxima sexta-feira

As empresas premiadas representam os diferentes setores de atividade da economia portuguesa, desde a indústria de transformação, gestão de água, comércio, construção, transporte, ao setor da energia e imobiliário.
Cristina Bernardo
19 Fevereiro 2024, 19h29

A Caixa Geral de Depósitos lançou a 1.ª Edição dos Prémios Caixa ESG e irá anunciar os vencedores no próximo Encontro Fora da Caixa, que decorre no dia 23 de fevereiro, na Universidade de Évora, a partir das 15 horas, anunciou o banco em comunicado.

“Esta premiação é o resultado da monitoração e acompanhamento da Caixa ao desempenho ESG (Environmental, Social e Governance) dos seus clientes, permitindo o apoio bancário efetivo para uma transição e melhoria do seu negócio permitindo ser mais responsável, inclusivo e sustentável”, revela o banco.

As empresas premiadas representam os diferentes setores de atividade da economia portuguesa, desde a indústria de transformação, gestão de água, comércio, construção, transporte, ao setor da energia e imobiliário.

“Independentemente do tamanho e setor da empresa, as empresas premiadas demonstram que a sustentabilidade cria valor ao negócio, e representam um fator diferenciador, inovador e de maior competitividade”, considera a CGD.

“As Instituições Bancárias desempenham um papel fundamental no desenvolvimento do Financiamento Sustentável, sendo este definido como o financiamento que, para além de considerar os aspetos financeiros tradicionais como a rentabilidade, a liquidez e a solidez financeira na avaliação dos projetos de investimentos das empresas, integra também aspetos não financeiros relacionados com os critérios ESG , como o risco de transição, o risco físico, as condições de trabalho e as práticas de governance”, defende a CGD.

Os Prémios Caixa ESG estão divididos em 3 categorias. O Prémio Caixa ESG – são 25 as empresas dos mais diversos setores de atividade que demonstram um desempenho de liderança nas 3 dimensões fundamentais do desenvolvimento sustentável: o desempenho ambiental, o compromisso social e a boa governação, a par do bom desempenho económico financeiro. Independentemente do tamanho e setor da empresa, as empresas premiadas demonstram que a sustentabilidade cria valor ao negócio, e representam um fator diferenciador, inovador e de maior competitividade.

Depois há o Prémio Caixa Supply Chain – Esta categoria reconhece o papel que uma grande empresa pode exercer na sustentabilidade daqueles que integram a sua cadeia de valor, particularmente, na sua cadeia de fornecimento.

Por fim, há o Prémio Caixa Transparency & Performance Esta categoria premeia as grandes empresas que demonstram um elevado compromisso com um negócio responsável e com a transição energética do seu modelo de negócio.

“Este compromisso com um futuro mais sustentável, é potenciado por uma relação comercial com a Caixa, focada em financiamentos sustentáveis, nomeadamente em projetos de descarbonização e eficiência, como por exemplo estruturação de dívida e papel comercial sustentável; mobilidade sustentável das frotas; produção de energia renovável; melhorias da eficiência energética; projetos de descarbonização; gestão eficiente de resíduos e recursos; e modelos de negócio circulares”, lê-se no comunicado.

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.