[weglot_switcher]

Caixa reduz preço do financiamento do programa Casa Eficiente

A redução de taxas traduz-se agora em spreads disponíveis a partir de 1,05%, incluindo a bonificação de 0,25% associada a esta solução da CGD.
  • Jose Manuel Ribeiro/Reuters
18 Janeiro 2019, 14h11

A Caixa Geral de Depósitos (CGD) reduziu as taxas aplicadas ao programa Caixa Casa Eficiente CH , que visa promover a melhoria da eficiência energética em edifícios de habitação particular, com recurso a crédito com garantia hipotecária. A redução de taxas traduz-se agora em spreads disponíveis a partir de 1,05%, incluindo a bonificação de 0,25% associada a esta solução da CGD.

O Caixa Casa Eficiente CH é um dos produtos apresentados pela CGD, depois de, em abril do ano passado, o Governo ter anunciado o lançamento, em conjunto com o Banco Europeu de Investimento (BEI), do programa Casa Eficiente 2020, com o objetivo de facilitar intervenções, através do recurso a crédito, que promovessem a melhoria da eficiência energética em casas particulares.

“O Caixa Casa Eficiente CH é adequado para oferta ao mercado e potenciais clientes que pretendem acesso a financiamento, com garantia hipotecária, para realização de obras e/ou aquisição de equipamentos relacionados com as finalidades específicas de Eficiência Energética, Gestão Ambiental e Energias Renováveis”, explica a CDG, num comunicado enviado ao Jornal Económico.

A CGD informou ainda que, em breve, deverá proceder ao ajustamento das taxas da oferta Caixa Casa Eficiente CP (Crédito Pessoal), confirmando o objetivo de “reforçar a competitividade e atratividade nas condições de acesso ao financiamento das finalidades previstas no Programa Caixa Casa Eficiente”.

“A aposta da Caixa no Programa Casa Eficiente, como banco de referência parceiro, desde a primeira hora, mantém-se firme e determinada na concretização do seu sucesso, face aos objetivos definidos e no quadro da construção de um Portugal mais sustentável com o envolvimento das pessoas e das empresas”, garante a instituição bancária.

Segundo informação avançada pelo jornal “Público”, dos 100 milhões de euros prometidos pelo BEI, já foram concedidos à banca portuguesa 65 milhões de euros. Desses, 25 milhões foram parar às mãos da Caixa Geral de Depósitos (CGD) e outros 25 milhões de euros terão sido entregues ao Millennium BCP. Já o Novo Banco, recebeu 15 milhões de euros.

Depois disso, as três instituições duplicaram com crédito próprio o financiamento recebido no programa Casa Eficiente 2020. A CGD e o Millennium BCP já apresentaram soluções específicas em relação a este programa, mas o Novo Banco continua sem apresentar nenhum plano neste sentido.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.