CGTP: Corrente socialista apresenta candidato alternativo a Isabel Camarinha

Segundo defendem, “a conhecida e assumida militância de Isabel Camarinha na corrente sindical do PCP levanta sérias preocupações de que, com a sua eleição, passe a existir ainda uma maior aproximação da CGTP-IN ao PCP”.

A corrente sindical socialista da CGTP anunciou hoje que vai apresentar Fernando Gomes como candidato a secretário-geral da intersindical, por considerar que a candidata proposta pela comissão executiva, Isabel Camarinha, “levanta sérias preocupações” pela sua aproximação ao PCP.

“A fundamentação desta decisão dos sindicalistas socialistas é eminentemente político-sindical”, afirma em comunicado a corrente socialista da CGTP, que propõe o nome de Fernando Gomes para líder da central sindical.

Segundo defendem, “a conhecida e assumida militância de Isabel Camarinha na corrente sindical do PCP levanta sérias preocupações de que, com a sua eleição, passe a existir ainda uma maior aproximação da CGTP-IN ao PCP”.

Até agora, Isabel Camarinha era a única candidata ao cargo de secretária-geral da central sindical, proposta pela atual comissão executiva, para substituir Arménio Carlos.

AS eleições decorrem esta noite, após o encerramento dos trabalhos do XIV congresso da CGTP, que termina no sábado, no Seixal, distrito de Setúbal.

Os socialistas da CGTP defendem que a intersindical deve “alargar a sua base de implantação com mais sindicalização e reforço da organização”.

“Esta estratégia implica que a independência sindical da CGTP-IN face aos partidos e as práticas de unidade e democracia sejam cada vez mais efetivadas e aprofundadas”, sublinham os sindicalistas.

Os socialistas afirmam que Fernando Gomes “é um sindicalista experiente”, lembrando que é membro do Conselho Nacional desde 1999 e da comissão executiva desde 2001.

Fernando Gomes é membro da direção do Sindicato dos Trabalhadores da Hotelaria, Turismo, Restauração e Similares do Sul e coordenador da Comissão de Trabalhadores do Grupo Pestana Pousadas.

Ler mais
Recomendadas

PAN aponta quatro “medidas inteligentes e coerentes” para reduzir contágio de Covid-19

Limitação da lotação e reforço da oferta dos transportes públicos, obrigatoriedade do teletrabalho, restrições nos horários do comércio e aulas em casa a partir do terceiro ciclo de escolaridade foram apontados por André Silva como formas de reduzir a progressão da Covid-19.

Covid-19: Cascais avança com projeto piloto de testagem massiva nas escolas até a fim do mês

A Câmara Municipal de Cascais (CMC) vai avançar até ao final de janeiro com um projeto piloto de testagem massiva à Covid-19 nas escolas do concelho que não estão, para já, abrangidas pela iniciativa do Governo hoje anunciada de testagem nas escolas secundárias localizadas em concelhos de risco extremamente elevado. Testes rápidos estão a ser negociados multinacional suíça Roche e servirão toda a comunidade escolar do concelho.

António Costa sobre nomeação de José Guerra: “Procuradores amigos ou incómodos não são procuradores”

O primeiro-ministro garantiu, em debate no Parlamento, que a escolha de José Guerra foi “autónoma e independente” e que, ao contrário do PSD/CDS, o Governo propôs ao Parlamento uma alteração para que as nomeações para a Procuradoria Europeia deixassem de estar sob alçada do Ministério da Justiça.
Comentários