[weglot_switcher]

CGTP marca ação de luta nacional para 26 de setembro

A líder da CGTP considera que é preciso dar resposta às necessidades dos trabalhadores e de desenvolvimento do país. “Os trabalhadores vivem numa situação muito difícil, é necessário valorizá-los e aos seus salários”, disse Isabel Camarinha à RTP.
31 Agosto 2020, 18h47

A CGTP convocou esta segunda-feira uma ação de luta nacional, para dia 26 de setembro, a decorrer em todos os distritos e regiões autónomas em defesa de aumentos salariais.

Com o lema “Aumentar os salários! Desenvolver o País”, a iniciativa, que deverá partir da luta reivindicativa nas empresas e locais de trabalho, tem como objetivo fazer convergir todas as reivindicações da central sindical, nomeadamente as que se referem ao aumento geral dos salários e pensões e do salário mínimo nacional, pagamento da totalidade da retribuição a todos os trabalhadores com cortes salariais e garantia do emprego e do combate à precariedade.

“Ao contrário do que a fortíssima campanha ideológica em desenvolvimento quer fazer crer, as reivindicações da CGTP-IN pelo aumento dos salários, pela segurança no emprego, pela dinamização da contratação coletiva, o incremento da produção nacional e a aposta no papel do Estado para o desenvolvimento de Portugal, não só mantêm, como ganham ainda mais atualidade e premência”, afirma um comunicado emitido pela central.

A ação de luta foi decidida pela Comissão Executiva da Intersindical, na sua reunião de hoje, depois de consultado o Conselho Nacional.

A líder da CGTP considera que é preciso dar resposta às necessidades dos trabalhadores e de desenvolvimento do país. Isabel Camarinha refere que as reivindicações são necessárias para “colocar na ordem do dia a alteração de rumo do nosso país”. “Os trabalhadores vivem numa situação muito difícil, é necessário valorizá-los e aos seus salários”, afirmou esta tarde, em declarações à “RTP”.

No mesmo comunicado, a Inter considera que os portugueses não estão condenados a perder direitos, emprego e remunerações. “A Ação de Luta Nacional do dia 26 de setembro, visa expressar a determinação dos trabalhadores para romper com o novo ciclo de incremento da exploração que o capital tem em desenvolvimento, e dar centralidade à valorização do trabalho como fator determinante para a melhoria das condições de vida e de trabalho e para o futuro do país”, defende a CGTP.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.