[weglot_switcher]

CH Group lidera Estratégia de Desenvolvimento de Recursos Humanos do Botswana até 2036

Este projeto, financiado pelo Banco Africano de Desenvolvimento (BAD), é promovido pelo Business Botswana, uma associação que representa os interesses dos empregadores em todos os setores da economia do país.
insolvências empresas
26 Fevereiro 2025, 19h43

A consultora portuguesa CH Group, foi selecionada para desenvolver a Estratégia Nacional de Desenvolvimento de Recursos Humanos do Botswana, abrangendo o período de 2026 a 2036.

Este projeto, financiado pelo Banco Africano de Desenvolvimento (BAD), é promovido pelo Business Botswana, uma associação que representa os interesses dos empregadores em todos os setores da economia do país.

A missão do CH Group consiste em avaliar a implementação da anterior Estratégia Nacional de Desenvolvimento de Recursos Humanos (2009-2022) e criar uma nova estratégia que permita ao Botswana fortalecer as suas capacidades e avançar na transição para uma economia baseada no conhecimento.

António Henriques, CEO do CH Group, realça que “este projeto reflete a aposta crescente do CH Group na internacionalização e no apoio a estratégias nacionais de desenvolvimento sustentável. O Botswana tem um enorme potencial para fortalecer a sua posição global através do investimento no capital humano, e estamos entusiasmados por contribuir com a nossa experiência na área da estratégia e desenvolvimento organizacional”.

Historicamente, o Botswana tem sido uma das economias mais estáveis de África, sustentada principalmente pela exploração de recursos naturais, especialmente diamantes.

Contudo, para assegurar um crescimento sustentável e diversificado, o país delineou uma estratégia ambiciosa de transformação económica, conforme expresso na Visão 2036, que visa posicionar o Botswana como uma economia de elevado rendimento, diminuindo a dependência das matérias-primas e promovendo o investimento em capital humano.

Neste cenário, o Business Botswana desempenha um papel crucial na definição e implementação de políticas que qualificam a força de trabalho, adaptando-a às necessidades do mercado. A intervenção do CH Group surge como resposta à necessidade de redefinir estratégias de formação, capacitação e desenvolvimento profissional, assegurando que os recursos humanos se tornem um motor de competitividade e inovação no país.

Carlos Adegas, Partner e Head of International Research do CH Group, afirma que  “ao longo deste projeto, iremos fornecer uma análise aprofundada do impacto da estratégia anterior, identificando desafios e oportunidades, e colaborando com os principais intervenientes para delinear uma abordagem inovadora e eficaz para o período de 2026 a 2036. Esta iniciativa visa capacitar a força de trabalho local, aumentar a competitividade do tecido empresarial e garantir um crescimento económico sustentável e inclusivo”.

Com este novo projeto, o CH Group fortalece a sua presença no continente africano e reafirma o seu compromisso em criar soluções estratégicas para o desenvolvimento económico e social a nível global.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.