[weglot_switcher]

Chega pede eleições: “A Madeira precisa de transparência e estabilidade política”

O Chega defendeu, ainda junto do Presidente da República, que as eleições se devem realizar o mais rápido possível, embora não tenha defendido uma data em concreto para a realização do ato eleitoral.
7 Janeiro 2025, 15h27

O líder do Chega Madeira, Miguel Castro, pediu eleições na audição com o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, que se realizou esta terça-feira. Miguel Castro defendeu, ainda junto de Marcelo, que as eleições se devem realizar o mais rápido possível, embora não tenha defendido uma data em concreto para a realização do ato eleitoral.

O dirigente partidário disse ainda que a Região Autónoma precisa de “transparência” e de “estabilidade política”.

Miguel Castro esclareceu que, na atual situação, se o PSD candidatar o atual presidente do Governo Regional, Miguel Albuquerque, às eleições regionais, “não irá contar com o apoio” do Chega.

Questionado sobre o apoio que o Chega deu ao PSD e a Albuquerque, depois das eleições antecipadas de maio, quando tinha defendido que com Albuquerque “não” e numa altura em que o governante já era arguido em processo judicial, Miguel Castro adiantou que, nessa altura, Miguel Albuquerque era o único constituído arguido dentro do Governo Regional.

“A Madeira estava há sete meses sem Orçamento [em 2024], e os madeirenses pediram-nos que houvesse um Orçamento, para 2024, mas para haver um Orçamento é necessário primeiro aprovar o Programa de Governo. Nós através da abstenção deixamos que o Programa de Governo passasse e no Orçamento também optamos pela abstenção”. Miguel Castro disse ainda que, posteriormente, para além de Albuquerque existiram mais quatro secretários regionais a serem envolvidos em processos judiciais.

Tendo isto em conta, Miguel Castro disse que, se o PSD indicar Albuquerque como candidato a novas eleições antecipadas, “não terá o apoio” do Chega.

Marcelo está a ouvir esta terça-feira os partidos madeirense para discutir a situação política regional. Todos os partidos já tinham defendido eleições nas audições com o Representante da República, Ireneu Barreto, algo que devem voltar a pedir mas desta vez ao Presidente da República.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.