[weglot_switcher]

Chega vai concorrer às eleições na Madeira após “luz verde” do Tribunal Constitucional

O Tribunal não deu razão às queixas que surgiram depois do Tibunal Constitucional ter anulado o resultado da convenção do Chega. Eleições estão marcadas para 24 de setembro.
4 Setembro 2023, 12h34

O Tribunal Constitucional deu luz verde à candidatura do Chega, liderada por Miguel Castro, às eleições regionais da Madeira, marcadas para 24 de setembro, avança a SIC Notícias.

O acórdão do Tribunal Constitucional diz que manteve a decisão de admissão da lista de candidatos do partido Chega, julgando “improcedentes as reclamações apresentadas” quer pela Alternativa Democrática Nacional (ADN) quer por Gregório Teixeira, um dos fundadores do Chega Madeira.

O Expresso avançou a 22 de agosto que o Tribunal Constitucional anulou de vez a convenção do Chega e deixou a direção sem legitimidade, o que poderia ter implicações para a candidatura da força partidária para as eleições regionais da Madeira.

Na altura, a SIC Notícias acrescentou que um dos fundadores do Chega, na Madeira, apresentou uma queixa junto da Comissão Nacional de Eleições (CNE), sobre irregularidades na lista de candidatos para as eleições regionais. E que já existe uma queixa num tribunal do Funchal sobre irregularidades nas listas.

Em reação, o dirigente do Chega Madeira disse ainda ao Económico Madeira que “não consta irregularidade absolutamente nenhuma” na lista que o partido entregou para as eleições regionais.

A Alternativa Democrática Nacional (ADN) já tinha visto a queixa que entregou no tribunal, e que contestava a candidatura do Chega às eleições da Madeira, a ser rejeitada.

Atualizado às 15h18

RELACIONADO
Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.