[weglot_switcher]

Chevron e empresa pública da Venezuela iniciam primeiro poço de petróleo de nova geração

A gigante petrolífera americana Chevron e a empresa pública PDVSA ativaram na Venezuela o primeiro de 17 poços de petróleo que pretendem instalar este ano no âmbito do ‘Plano de Perfuração 2024’.
4 Abril 2024, 12h10

A Petroindependência, empresa criada pela venezuelana PDVSA e a norte-americana petrolífera Chevron, ativou na Venezuela o primeiro de 17 poços de petróleo de nova geração que pretende instalar este ano no país âmbito do ‘Plano de Perfuração 2024’, conta o jornal espanhol “El Economista”.

Este plano ambicioso tem como objetivo acabar com o declínio da indústria petrolífera venezuelana, que produzia facilmente mais de dois milhões de barris por dia no início dos anos 2000, mas que atualmente sente dificuldades em atingir os 800 mil barris diários.

As operações de perfuração arrancaram em fevereiro no Cinturão Petrolífero do Orinoco (CPO), no leste do país e onde se encontram as maiores reservas de petróleo bruto.

As reservas comprovadas de petróleo bruto da Venezuela ascendem a 300.878 milhões de barris, as maiores do mundo, sendo que 90% de todas estas reservas estão concentradas no Cinturão Petrolífero do Orinoco (279.117 milhões de barris de petróleo bruto), em comparação com as reservas da Arábia Saudita, o maior exportador de petróleo do mundo que tem reservas comprovadas de 266 mil milhões de barris no subsolo.

Por sua vez, os Estados Unidos nem sempre conseguem alcançar a marca dos 40 mil milhões de barris, apesar de serem o maior produtor mundial de petróleo.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.