[weglot_switcher]

China avisa Estados Unidos de que acordo comercial deve ser ‘bidirecional’

Vice-ministro do Comércio internacional chinês, Wang Shouwen, mostra-se “esperançoso” nas negociações, que estão em fase de conclusão, face à pressão de Donald Trump, em finalizar o acordo.
  • Guerra Comercial EUA-China
9 Março 2019, 18h47

O mecanismo de imposição para um acordo de modo a terminar com a guerra comercial entre a China e os EUA deve ser “justo e igual”, referiu o vice-ministro do comércio internacional chinês, Wang Shouwen, numa conferência de imprensa em Pequim, este sábado, indica a “Reuters”.

Wang Shouwen mostra-se “sesperançoso” nas negociações, que estão em fase de conclusão face à pressão do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, para finalizar o acordo. Wang que além de vice-representante de comércio internacional da China, também lidera a equipa de trabalho chinesa nas negociações comerciais com os EUA.

Enquanto os negociadores norte-americanos, liderados pelo representante do Comércio, Robert Lighthizer, insistem num mecanismo, que poderá incluir um cronograma regular de reuniões, para impor os termos do acordo. Uma perspetiva que fez ligar os alarmes em Pequim.

Os líderes dos EUA e da China concordaram em dezembro em trabalhar para “retirar todas as tarifas adicionais”, disse Wang, acrescentando que foram feitos “progressos substanciais nas negociações desde então”, não dando mais detalhes sobre o mecanismo de imposição, nem sobre se o acordo poderá ser assinado ainda este mês.

As autoridades chinesas deixaram claro nas negociações com os EUA nas últimas semanas que a retirada de 178 milhões de euros em bens chineses foi necessária para finalizar qualquer acordo.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.