A China e os Estados Unidos devem estender a trégua que tinham nas tarifas por mais 90 dias durante o encontro que os dois países terão a partir desta segunda-feira na Suécia (Estocolmo) avançou o South China Morning Post, citando fonte próxima do processo de negociação.
Recorde-se que a suspensão temporária da maioria das tarifas acordadas em maio, entre os dois países, expira a 12 de agosto. Isto surge depois de União Europeia e Estados Unidos terem chegado a um acordo, no domingo, para uma tarifas de 15% a produtos europeus. Os norte-americanos já tinham também chegado a um acordo recentemente com o Japão, com taxas de 15%.
O South China Morning Post diz ainda durante esta nova extensão das tréguas, entre Estados Unidos e China, não devem ser impostas novas tarifas. O encontro entre os dois países, explica a mesma publicação, deve servir para os Estados Unidos abordarem as preocupações que possuem relativamente ao que consideram ser o excesso de capacidade industrial da China, enquanto que do lado chinês devem abordar as tarifas de 20% colocadas pelos Estados Unidos a produtos chineses, devido a receios norte-americanos ligados ao fentanil.
O Financial Times também já tinha avançado que os Estados Unidos congelaram as restrições que possuíam relativamente à exportação de tecnologia para a China, de modo a facilitar um acordo.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com