Pela primeira vez fora das fronteiras chinesas, o Imperial Springs International Forum (ISIF) está em Madrid, capital de Espanha, com mais de 200 participantes de círculos políticos, académicos e empresariais de cerca de 50 países. O ISIF é uma das plataformas de mais alto nível da China “para intercâmbios civis internacionais” e apresenta-se como “um fórum de fortalecimento entre a China e o mundo, para promover a cooperação e enfrentar os desafios globais comuns”. O evento de Madrid fecha hoje as suas portas.
Desde a sua criação em 2014, o ISIF atraiu mais de 200 ex-chefes de Estado e de governo, líderes de organizações internacionais, bem como mais de 600 especialistas, académicos e líderes empresariais de mais de 40 países, refere a organização.
Na última década, os participantes reconheceram o fórum como uma forma de “manter uma perspetiva global com a sua abordagem de questões atuais e uma concentração no desenvolvimento a longo prazo, tendo feito contribuições importantes para o aumento do entendimento mútuo entre a China e o mundo”, no quadro de um aumento do diálogo e da cooperação global.
Citado em comunicado, Chau Chak Wing, presidente da Australia China Friendship and Exchange Association, Chair of the Asia-Pacific Region, World Leadership Alliance – Club de Madrid President’s Circle, e Copresidente do Nizami Ganjavi International Center Global Circle, disse que a paz e o desenvolvimento mundiais estão a enfrentar desafios gigantescos hoje em dia. “Como membros da ‘aldeia global’, independentemente das nossas funções ou profissões, partilhamos da mesma missão, responsabilidade e obrigação de salvaguardar a paz e promover a cooperação e o progresso em todo o mundo. Desde o seu início, o ISIF tem sido uma inspiração de respeito mútuo, maior compreensão, confiança e consenso. A decisão de realizar o fórum deste ano em Madrid é um exemplo do enriquecimento das nossas perspetivas comuns”.
Aquele responsável enfatizou que, com o mundo a entrar numa nova era de transformação, marcada por decisões cruciais em muitos domínios, “devemos ter a coragem de inovar em resposta aos desafios e permanecer inabaláveis no nosso compromisso com a paz e o desenvolvimento. Por meio de esforços coletivos e ações conjuntas, podemos criar um mundo mais pacífico, inclusivo e harmonioso para as gerações futuras”.
O Imperial Springs International Forum de 2024, com o tema ‘Collective Action for One Future’ contou com mais de dez grandes eventos, incluindo duas sessões à porta fechada, uma discussão plenária e seis sessões temáticas.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com