[weglot_switcher]

China Three Gorges vai arrecadar 526,5 milhões com venda de 100 milhões de ações da EDP

Com esta operação, a China Three Borges passará a deter 19,05% do capital da elétrica portuguesa e mantém-se como o maior acionista da EDP. A colocação está a ser feita via ‘accelerated bookbuilding’ dirigido exclusivamente a investidores institucionais qualificados.
14 Janeiro 2021, 17h55

A China Three Gorges (CTG) lançou a venda de 100 milhões de ações da EDP, ou seja,  2,5% da empresa informou a energética portugesa  esta quinta-feira, numa operação em que estatal chinesa deverá arrecadar 526,5 milhões de euros.

“Serve assim o presente para que a CTG anuncie que irá proceder ao lançamento de uma oferta particular de ações através de um processo de accelerated bookbuilding dirigido exclusivamente a investidores institucionais qualificados”, afirmou a EDP, em comunicado divulgado no site da CMVM.

Com esta operação, a China Three Borges passará a deter 19,05% do capital da elétrica portuguesa, um total de 754,4 milhões ), mas mantém-se como o maior acionista da EDP.

Segundo a “Bloomberg” nesta transação as ações da EDP estão a ser vendidas por um valor de 5,265 euros cada uma, sendo que esta quinta-feira fecharam com uma cotação de 5,394 euros, uma valorização de 0,45%.

A EDP adiantou que os termos finais da colocação, que tem como joint bookrunners o BNP Paribas e o Credit Suisse, serão anunciados após a conclusão do accelerated bookbuild, que deverá ocorrer antes da abertura do mercado esta sexta-feira.

A energética recordou que a transação complementará outros ajustes na posição da CTG no capital social da EDP nos últimos 12 meses, como a venda de uma participação de 1,8% do capital social em fevereiro de 2020, bem como a subscrição do aumento de capital de mil milhões de euros em agosto de 2020, no qual a CTG reforçou a posição acionista.

“Na sequência desta transação, a CTG continuará a apoiar a parceira estratégica estabelecida entre a EDP e a CTG há mais de nove anos, e que é um pilar fundamental da estratégia internacional da CTG”, adiantou a empresa liderada por Miguel Stilwell.

[Atualizada às 18h32]

 

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.