A diretora do FMI acredita que Portugal é um dos países que está mais exposto à saída do Reino Unido da União Europeia. Em entrevista à RTP, que será emitida esta quinta-feira, Christine Lagarde considerou que o Brexit poderá afetar Portugal tendo em conta as trocas comerciais e a residência de muitos britânicos em solo luso.
“Portugal não está inteiramente protegido porque há muitas trocas comerciais entre Portugal e o Reino Unido e muitos turistas britânicos escolhem o vosso país para viver”, realçou Lagarde à RTP.
A diretora do FMI deu o exemplo de uma ideia que tem ouvido de forma reiterada nos últimos tempos: “Um amigo meu tem dito: meus senhores, temam o regresso dos vossos sogros! Imaginam o que seria se todos os reformados britânicos a viver em Portugal regressassem ao Reino Unido? Em termos económicos seria uma questão grave”, concluiu Lagarde.
O ministro britânico para o Brexit, Stephen Barclay, fez saber esta quinta-feira que o Reino Unido não pode descartar a possibilidade de participar nas eleições para o Parlamento Europeu, que ocorrem entre os dias 23 e 26 de maio, embora daí possam surgir graves problemas para o sistema político britânico.
“Ter eleições europeias três anos depois de o país ter votado a favor de uma saída seria prejudicial para a nossa política como um todo”, disse Stephen Barclay ao parlamento na quinta-feira.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com