[weglot_switcher]

Ciberataque atrasa e cancela voos nos aeroportos europeus, incluindo Bruxelas e Heathrow

Em comunicado, o Aeroporto de Bruxelas afirmou que o ataque, registado na sexta-feira, 19, à noite, também afetou vários aeroportos europeus, sem adiantar mais detalhes.
20 Setembro 2025, 09h24

O aeroporto de Bruxelas foi atingido por um ataque informático contra o fornecedor de serviços de ‘check-in’ e embarque, estando a sentir-se impactos na programação de voos, informou este sábado, 20 de setembro, a autoridade aeroportuária da capital belga.

Em comunicado, o Aeroporto de Bruxelas afirmou que o ataque, registado na sexta-feira, 19, à noite, também afetou vários aeroportos europeus, sem adiantar mais detalhes.

O incidente fez com que as operações de ‘check-in’ e embarque tivessem de ser realizadas manualmente.

A autoridade admitiu que o ataque “tem um grande impacto na programação dos voos e, infelizmente, vai provocar atrasos e cancelamentos”.

Por isso, aconselhou os passageiros com ligações este sábado a verificarem o estado do voo junto da companhia aérea, antes de viajarem para o aeroporto, e a só se deslocarem se o voo estiver confirmado.

O aeroporto de Bruxelas tem ligações diretas com os aeroportos portugueses de Lisboa, Porto e Faro, operadas pelas companhias aéreas TAP, Ryanair, Brussels Airlines, Transavia e TUI fly Belgium.

A ANA – Aeroportos de Portugal disse à Renascença que os sistemas dos aeroportos portugueses não foram atingidos.

No entanto, de acordo com o portal do Aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa, um voo da TAP que deveria partir da capital portuguesa com destino a Bruxelas às 07h15 já foi cancelado. Outro voo, com partida de Bruxelas e aterragem prevista para Lisboa às 13h45, também foi cancelado.

O aeroporto de Frankfurt também não foi afetado, segundo um porta-voz.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.