[weglot_switcher]

Ciberataque na Agência para a Modernização Administrativa bloqueia sites

Tanto o site da AMA como os serviços digitais Autenticação.Gov e Gov.ID não estão a funcionar. Centro Nacional de Cibersegurança garante que “está a acompanhar o incidente e a prestar apoio ao nível das medidas de mitigação e na fase de recuperação”.
REUTERS/Kacper Pempel
10 Outubro 2024, 17h03

Os cibercriminosos não deram tréguas nem no dia de apresentação da proposta de Orçamento do Estado para 2025 (OE2025). A Agência para a Modernização Administrativa (AMA), o instituto do Estado que está responsável pela promoção e desenvolvimento da modernização administrativa em Portugal, foi alvo de um ataque informático esta quinta-feira.

Há ferramentas para os cidadãos acederem a serviços públicos que estão inoperacionais há cerca de uma hora. A AMA recorreu às redes sociais para informar que foram ativados protocolos de segurança e comunicará “de imediato” assim que houver desenvolvimentos.

O Centro Nacional de Cibersegurança (CNCS) foi notificado do incidente esta tarde e está a acompanhar a situação. Trata-se de um ataque de ransomware que é género de malware (software malicioso, comumente conhecido como “vírus informático”) em que o hacker ameaça a vítima através de um pedido de resgate ou, caso contrário, destrói a informação furtada ou bloquear os acessos a sistemas críticos/dados.

“Comprometeu as infraestruturas geridas pela AMA – Agência para a Modernização Administrativa, com um impacto substancial ao nível dos serviços suportados por esta entidade, tais como a Autenticação.Gov e o Gov.ID”, confirmou o CNCS, em comunicado. O serviço especializado do centro (CERT.PT) garante que “está a acompanhar o incidente e a prestar apoio ao nível das medidas de mitigação e na fase de recuperação”.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.