A Ciberescola, MyPolis e Teach for Portugal venceram o Prémio Sonae Educação. A cerimónia de entrega do Prémio Sonae Educação decorreu no Centro Cultural de Belém (CCB), em Lisboa, e contou uma conferência sobre o tema “Como criar um projeto de educação com impacto?”.
Os vencedores vão repartir prémio de 150 mil euros para promover projetos nas áreas do ensino de português língua não materna, educação cívica e literacia financeira.
A Sonae lembra que a segunda edição do prémio contou com mais de 300 candidaturas.
A escolha dos vencedores foi realizada por um júri de referência, composto por Isabel Alçada, professora e membro do Conselho Consultivo EDULOG, João Gonçalves, diretor-geral dos Estabelecimentos Escolares (DGEstE), Nuno Comando, Head of Programs, Investment & Communication da Casa do Impacto da SCML, Rita Serra, Education Lead da Microsoft Portugal, e João Günther Amaral, administrador executivo da Sonae.
O evento reuniu especialistas como David Justino (Universidade Nova de Lisboa), Pedro Freitas (Universidade de Oxford) e contou ainda, na sessão de encerramento, com o Secretário de Estado da Administração e Inovação Escolar, Pedro Cunha.
“A segunda edição do Prémio Sonae Educação reconheceu os projetos Ciberescola da Associação Aprendo Português (AAP), Agentes da Cidadania 2.0 da MyPolis e a Teach For Portugal com Workshops de Literacia Financeira entre as mais de 300 candidaturas recebidas. As três entidades vão repartir o prémio de 150 mil euros, criado para promover projetos inovadores e inclusivos que contribuam para melhorar o acesso e a qualidade da educação em Portugal, em todas as fases do ciclo de aprendizagem”, lê-se no comunicado.
A Teach For Portugal vai apoiar crianças de famílias de contextos desfavoráveis através da colocação de mentores nas escolas que trabalham com os professores e a comunidade escolar para aumentar a motivação e desempenho escolar dos alunos, desenvolvendo competências transversais como a liderança, a autorregulação e o pensamento crítico. Neste projeto, os mentores vão desenvolver workshops de Literacia Financeira, capacitando os alunos com competências essenciais para o futuro.
O projeto Agentes da Cidadania 2.0 da MyPolis pretende transformar a educação cívica em Portugal, tornando-a mais acessível, envolvente e consequente para todas as crianças e jovens através da gamificação e da inteligência artificial. O projeto prevê envolver mais de 1.250 alunos do ensino básico de escolas TEIP, de 50 turmas distribuídas por 10 municípios, com o prémio a contribuir para o desenvolvimento tecnológico da solução gamificada e, assim, mitigar desigualdades sociais ao aproximar jovens de comunidades desfavorecidas das instituições democráticas e fomentar uma cultura democrática e desenvolver competências de cidadania.
O projeto Ciberescola da Associação Aprendo Português dedica-se à lecionação de Português Língua Não Materna (PLNM) através de plataformas digitais, oferecendo mais de 4.000 aulas interativas. Com o prémio, a iniciativa planeia aumentar o seu alcance e aprimorar o conteúdo educacional, integrando mais 15 agrupamentos escolares e produzindo novos materiais interativos.
O Prémio Sonae Educação distingue projetos inovadores e inclusivos que contribuam para melhorar o acesso e a qualidade da educação em Portugal, em todas as fases do ciclo de aprendizagem.
Taguspark
Ed. Tecnologia IV
Av. Prof. Dr. Cavaco Silva, 71
2740-257 Porto Salvo
online@medianove.com