A pesquisa Global Future of Cyber Survey 2024 da Deloitte revela que 86% das empresas estão a implementar ações para melhorar a cibersegurança, destacando a crescente ligação entre essa área e os resultados comerciais.
A maioria dos inquiridos (85%) acredita que suas iniciativas em cibersegurança contribuirão para alcançar os resultados desejados.
Em Portugal e Espanha, os dados acompanham as tendências globais, com 88% das 51 empresas inquiridas a implementarem planos de ação para garantir controlos básicos de cibersegurança e 78% a desenvolverem planos estratégicos para o futuro da cibersegurança.
Além disso, 88% promovem formação e sensibilização para colaboradores, enquanto 82% se dedicam à identificação e mitigação de vulnerabilidades.
A pesquisa também revela que as organizações com alta maturidade cibernética têm 27 pontos percentuais a mais de probabilidade de alcançar seus objetivos comerciais.
Os benefícios esperados com iniciativas de cibersegurança incluem proteção de propriedade intelectual, melhoria na deteção de ameaças e aumento da eficiência operacional.
As preocupações com incidentes de cibersegurança continuam a aumentar, com a perda de confiança na integridade tecnológica a ser identificada como a principal preocupação deste ano.
Frederico Macias, partner da Deloitte, destaca a necessidade de redobrar os esforços em cibersegurança, especialmente com a globalização da economia e as novas regulamentações, como a NIS2.
Quanto às ameaças, 42% dos inquiridos mencionam cibercriminosos e terroristas como suas principais preocupações.
Em Portugal e Espanha, 51% das empresas relataram entre seis e dez violações de cibersegurança no último ano. Para enfrentar esses desafios, 57% das empresas planeiam aumentar os orçamentos de cibersegurança nos próximos 12 a 24 meses, enquanto 58% esperam integrar esses custos em orçamentos de programas estratégicos.
O papel do Chief Information Security Officer (CISO) está a tornar-se mais relevante, com um terço dos inquiridos a indicarem que o envolvimento deste executivo em discussões estratégicas aumentou.
No entanto, a confiança nas lideranças é um desafio, com apenas 34% dos profissionais da área a expressarem confiança na capacidade das lideranças para gerir questões de cibersegurança.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com