[weglot_switcher]

Ciclo de cinema israelita começa hoje no Cinema City Alvalade

Após dois anos de ausência, os Dias do Cinema Israelita regressam para a 13.ª edição que terá lugar no Cinema City Alvalade de 10 a 16 de março.
10 Março 2022, 07h55

Após dois anos de ausência, os dias do Cinema Israelita regressam para a 13.ª edição, que terá lugar no Cinema City Alvalade a partir de amanhã, dia 10, e até 16 de março. Trata-se de uma seleção de estreias do último ano no cinema israelita.

Está criada grande expectativa em torno de “One More Story”, de Guri Alfi, que estará em Portugal para apresentar o seu mais recente filme, uma comédia sobre um casal que vai descobrir factos embaraçosos um sobre o outro.

Outro destaque vai para “Sublet”, um drama centrado em Michael, interpretado por John Benjamin Hickey, um jornalista de 50 anos que trabalha para o “The New York Times” e chega a Telavive deprimido e desprovido de energia na sequência de uma  tragédia familiar. Tomer, de 25 anos, um jovem estudante de cinema, subaluga o seu apartamento ao jornalista para equilibrar as contas. Ao mesmo tempo, torna-se no guia que mostra o que é “a verdadeira Tel-Aviv”.

“Image Of Victory”, de Avi Nesher, transporta-nos até 1948, altura em que um cineasta egípcio cria histórias noticiosas sobre uma força que liberta os agricultores palestinianos. A viagem leva-o a um encontro com a jovem líder de uma comuna, algo que irá pôr em marcha os acontecimentos.

O ciclo inclui ainda “Forgiveness”, de Guy Amir e Hanan Savyon, uma comédia passada em época de guerra no Sul de Israel, no início do ano judaico que, de acordo com a lei religiosa, inclui dez dias de arrependimento destinados a pedir perdão. Nissan, um judeu ortodoxo, sente que não poderá continuar a sua vida a menos que receba o perdão do seu amigo Shaul; e  “Perfect Strangers”, de Lior Ashkenazi, onde sete amigos de infância, com histórias e experiências comuns, se reúnem para jantar e assistir a um raro eclipse total da lua. O ambiente altera-se quando começam a jogar um jogo onde cada mensagem, chamada, ou notificação que receberem nos seus telemóveis deve ser partilhada com o resto do grupo. Traições, mentiras e segredos guardados há 20 anos põem em causa as suas amizades e relacionamentos.

Os bilhetes para cada filme custam 5,5 euros, e 4,5 euros para estudantes.

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.