Um dos mistérios mais reconhecidos do mundo pode estar quase a ser resolvido. O monstro do Loch Ness pode ser uma enguia gigante, avança um equipa de cientistas da Universidade Otago da Nova Zelândia, ao jornal britânico ‘The Guardian’. Os cientistas responsáveis por um dos maiores estudos de ADN encontraram a presença de três mil espécies nas áreas escuras do lago escocês.
Apesar da maior parte do ADN verificado pertencer a criaturas pequenas, foi ainda detetado vestígios de porcos, veados, peixes e humanos. O professor Neil Gemmell, que conduziu o estudo, afirmou que não podia colocar de parte a teoria de que as enguias podem crescer até um tamanho extremo.
“É possível que existam enguias gigantes”, assumiu Gemmell no centro dedicado à figura mítica do lago da Escócia, mas ainda assim “depende da perceção de ‘gigante’ que as pessoas têm”.
A teoria da enguia volta a estar agora em destaque como explicação, depois dos avistamentos de uma criatura no lago em 1933. Durante as décadas seguintes, a imagem de uma silhueta no lago gerou controvérsia e colocou diversas hipóteses em cima da mesa sobre que ‘bicho’ seria aquele da fotografia. Em 2003, a BBC financiou uma extensa investigação até ao fundo do lado, recorrendo à utilização de sonares, mas nada foi captado pelo equipamento.
No entanto, o líder da investigação assume que não tem a certeza sobre as suas descobertas, porque “o ADN que estamos a detetar pode ser de uma enguia gigante ou de muitas enguias pequenas”. O estudo da universidade neozelandesa retirou 250 amostras de ADN do lago, a diversas profundidades. “Não encontrámos crocodilos, não encontrámos lagartos e não encontrámos cobras”, revelou.
As palavras do cientista estão a ser alvo de gozo nas redes sociais e várias montagens estão a surgir no Twitter. Alguns utilizadores desta rede social afirmam que se trata de uma “girafa que saiu para dar um mergulho”.
Loch Ness Monster confirmed as giraffe out for a swim. pic.twitter.com/f7eMoXJaRP
— Barry McCaffeine ? (@goodjolt) September 5, 2019
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com