[weglot_switcher]

Cigarros causam mais lixo do que palhinhas. 4,5 biliões de beatas são deitadas fora por ano

Um estudo de uma universidade britânico expôs o impacto muito nocivo que as beatas de cigarros têm no meio ambiente.
23 Julho 2019, 16h24

A guerra ao plástico começou. Atualmente não restam dúvidas sobre os efeitos nocivos dos plásticos descartáveis, em particular no seu impacto negativo nos mares.

Mas um estudo da universidade Anglia Ruskin no Reino Unido revelou um problema ainda maior que o plástico, que polui mais, e é uma grande ameaça para o meio ambiental: beatas de cigarros.

Apesar de já se saber que estes objetos eram uma das maiores fontes de poluição dos oceanos, não se sabia até que ponto. Agora, este estudo revelou o impacto que as beatas estão a ter sobre o planeta Terra, enquanto estas penetram o solo e a vegetação.

O estudo divulgado pela BBC News mostrou que as beatas descartadas para o ambiente reduzem o sucesso de germinação em 27% e o crescimento dos trevos, uma planta selvagem, em 28%. O estudo afirmou que 4,5 biliões de pontas de cigarro são descartados todos os anos, tornando-os a principal causa de poluição de plástico no mundo.

A maioria das beatas dos cigarros contém um filtro, que por sua vez é composto por fibras de acetato de celulose que é um tipo de bioplástico. Após o estudo analisar o crescimento das plantas utilizando cigarros já fumados e outros por fumar, a conclusão foi a mesma, sendo que os danos são causados pelos materiais encontrados nos próprios filtros.

O estudo de Dannielle Green e Bas Boots revelou que foram encontradas 128 pontas de cigarros por metro quadrado, na cidade de Cambridge. A cientista Dannielle Green assumiu que mandar as ‘pontas’ para o chão parece ser “socialmente aceitável”, mesmo que causem danos ao meio ambiente.

Esta acrescentou que “apesar de ser uma visão comum nas ruas e parques espalhados pelo mundo, o nosso estudo é o primeiro a mostrar o impacto das pontas de cigarro nas plantas”. O co-autor do estudo, Bas Boots, afirmou que a composição química dos filtros é o maior causador de danos às plantas, uma vez que demoram várias décadas até se decomporem de forma natural.

Apesar da medida só entrar em vigor em 2020, a Assembleia da República portuguesa aprovou um decreto-lei que permite a aplicação de multas a quem atirar as ‘pontas’ dos cigarros para o chão. As multas variam entre os 25 e 250 euros no caso de cidadãos e entre 250 e 1.500 euros no caso de empresas.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.