A Cisco é a melhor empresa para trabalhar em Portugal na dimensão mais de 500 colaboradores a multinacional, de acordo com os índices da Great Place To Work® que incluem as 50 empresas.
O Melhores Lugares Para Trabalhar são o resultado de um ano de estudo de clima organizacional, que representa a opinião de mais de 65 000 colaboradores em Portugal, entre mais de 250 empresas participantes. Os setores de IT, farmacêutico, serviços financeiros & seguradoras são os mais representados entre os vencedores.
O ranking, divulgado a noite passada, está organizado em cinco dimensões, em função do número de colaboradores, com a AdvanceWorks na primeira posição até 50 colaboradores, Synergies na dimensão entre 51 e 100 colaboradores, Hilti no topo da dimensão entre 101 e 200 colaboradores, o centro de competências da AMGEN Capability Center na dimensão de 201 a 500 colaboradores e na dimensão mais de 500 colaboradores a multinacional Cisco.
Nas empresas até 50 trabalhadores lidera a AdvanceWorks
A startup portuguesa Avenidas, que opera nos sectores da mobilidade, viagens e turismo, distribuição e logística e operações de crescimento, conquistou, pelo segundo ano consecutivo, a distinção Great Place to Work em Portugal, conseguindo agora também o distintivo “Best Workplaces”. A empresa garantiu um lugar no Top 10 de organizações com até 50 trabalhadores pela “promoção de uma cultura de trabalho sólida, pelo reconhecimento do desempenho e contributo das equipas para o crescimento da empresa e pelas boas práticas e medidas de apoio ao desenvolvimento interno dos colaboradores”.
“Ser reconhecido como uma das melhores empresas para trabalhar em Portugal é um enorme orgulho para a Avenidas. Esta é uma conquista de toda a equipa e reflete a nossa dedicação e compromisso com a inclusão, respeito e reconhecimento do trabalho”, afirma Manuel Reis, CEO & CO-Founder da Avenidas.
A Avenidas destaca o reforço da aposta no desenvolvimento contínuo dos colaboradores, dando acesso a formações e programas de mentoria, através do programa de reconhecimento e incentivo de desempenho. Além disso, faz uma revisão salarial bianual e promove iniciativas de melhoria de condições de trabalho, como o profit-sharing, com o objetivo de estimular a progressão de carreira dos colaboradores. “O reconhecimento da Avenidas enquanto Great Place To Work motiva-nos, ainda mais, a expandir os nossos horizontes e a dar as boas-vindas a novos talentos. Queremos continuar a apostar na equipa, proporcionando um ambiente de trabalho enriquecedor”, salienta Bernardo Ribeiro da Cunha, COO & Partner da Avenidas.
Synergies ocupa o topo da tabelas na dimensão entre 51 e 100 colaboradores
Hilti venca na dimensão entre 101 e 200 colaboradores
A biofarmacêutica AbbVie figura pelo décimo primeiro ano consecutivo no Top 5 do Great Place to Work®, sendo este ano considerado o segundo Melhor Lugar para Trabalhar em Portugal, na categoria de empresas entre 101 e 200 colaboradores.
“Este prémio não é apenas o reconhecimento do Great Place to Work, é uma recompensa dos nossos colaboradores, que veem na AbbVie uma cultura assente em valores sólidos e um ambiente de trabalho inclusivo e inspirador. Temos a sorte de ter connosco não só os melhores profissionais, mas também as melhores pessoas, e de juntos compartilharmos uma missão tão nobre: a de transformar a vida dos doentes, afirma Lucie Perrin, diretora-geral da AbbVie.
Célia Santos, Human Resources Director, adianta, por seu turno: “Ao longo dos anos, a AbbVie tem trabalhado para criar um ambiente onde os colaboradores se sintam valorizados, respeitados e ouvidos, mas acima de tudo um local de trabalho onde queiram estar e se sintam felizes. Procuramos sempre novas formas de proporcionar este ambiente, seja através do desenvolvimento profissional, da promoção do bem-estar ou de iniciativas de responsabilidade social. Queremos atrair novos talentos, mas também garantir que os talentos que já temos continuem connosco”.
Entre as muitas práticas da AbbVie, destaque para o programa NewGen, que tem procurado conhecer aprofundadamente quais as expectativas das gerações mais novas e a Week of Possibilities, iniciativa global de responsabilidade social que todos os anos envolve cerca de 14 mil colaboradores em todo o mundo.
A GSK , reconhecida como a 7ª melhor empresa na edição 2024 do Great Place to Work®, assume há quatro anos consecutivos uma posição no top 10 das melhores empresas para trabalhar na categoria de 101 a 200 colaboradores. “Esta distinção é o reflexo do nosso compromisso e preocupação com o bem-estar e o desenvolvimento dos nossos colaboradores. Na GSK, acreditamos que o verdadeiro sucesso só é alcançado quando investimos no potencial humano e na criação de um ambiente onde cada um se sente valorizado e inspirado a alcançar o seu melhor”, afirma Sigalit Cohen, responsável de Recursos Humanos na GSK Portugal, que salienta o compromisso de não ser só “uma empresa líder na ciência e na tecnologia, mas também um empregador de excelência, onde o talento de todos os colaboradores é nutrido e celebrado”.
A tecnológica portuguesa InnoTech (foto na abertura deste texto) foi galardoada pelo segundo ano consecutivo, tendo também sido reconhecida em 2022 e 2023 com a certificação Great Place to Work pela mesma GPTW® e mencionada pelo LinkedIn como uma das Top 10 Startups em Portugal. Após fechar o ano de 2023 com um volume de negócios de 7 milhões de euros e 160 colaboradores, quer fechar o ano de 2024 com 250. E está a contratar para o efeito, nomeadamente nas áreas de software development, product e project management e quality assurance.
“Acreditamos que uma cultura forte e coesa é essencial para construir uma equipa de alto desempenho e para criar um ambiente onde todos se sintam valorizados e motivados a dar o seu melhor”, afirma José Padre Eterno, fundador e CEO. “Na InnoTech, promovemos uma cultura de feedback aberto e comunicação transparente, onde as ideias são valorizadas e as contribuições de todos são reconhecidas. A nossa recente expansão internacional é um exemplo claro de como a nossa cultura organizacional nos capacita a assumir novos desafios e a explorar novas oportunidades de crescimento. Estamos confiantes de que, com uma cultura forte e coesa, podemos alcançar ainda mais sucesso e continuar a crescer como empresa”.
AMGEN Capability Center eleita na dimensão de 201 a 500 colaboradores
A DHL Express Portugal é mais uma vez eleita como um dos Melhores Lugares para Trabalhar no país, segundo a Great Place to Work® Portugal. “Este prémio é totalmente atribuído a cada uma das nossas pessoas, que são o principal impulsionador do sucesso da nossa organização. Este reconhecimento mostra o trabalho que temos vindo a desenvolver ao longo dos anos e reafirma o nosso compromisso contínuo com o bem-estar, a motivação e, acima de tudo, as oportunidades internas para o desenvolvimento pessoal de cada um dos nossos colaboradores. Estamos muito orgulhosos desta classificação e queremos continuar a proporcionar o melhor ambiente organizacional a toda a nossa equipa”, afirma José Reis, CEO da DHL Express Portugal.
O ranking comtempla empresas impactantes na economia portuguesa como DHL, GSK, Allianz, Fidelidade ou Crédito Agrícola Seguros e Era Imobiliária.
O Great Place To Work® explica que para constar da lista, as empresas têm que ouvir a opinião dos colaboradores, através da ferramenta digital de questionários da GPTW®, utilizando um modelo testado a nível mundial há 30 anos. “Apenas as empresas que atingiram o selo Certified™, ou seja, superaram os 65% no índice de confiança por parte da sua equipa, ficam elegíveis à lista dos Best Workplaces™”.
Notícia atualizada às 17h02, com comentário de José Reis, CEO da DHL Express Portugal
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com