[weglot_switcher]

Civen compra portal Idealista por 2,9 mil milhões de euros

O fundo EQT que adquiriu o portal imobiliário Idealista por 1,3 mil milhões de euros, em 2020, reduz a participação para 18%. Fundos Apax e Oakley vendem a sua participação e afastam-se do Idealista.
idealista
28 Junho 2024, 09h16

O fundo britânico Civen chegou a acordo com o Idealista para comprar 70% do portal imobiliário por 2,9 mil milhões de euros, avança a publicação espanhola “El Economista”, acrescentando que se trata da maior aquisição de uma tecnológica em Espanha.

O fundo EQT que adquiriu o portal imobiliário Idealista por 1,3 mil milhões de euros, em 2020, reduz a participação para 18%, enquanto que os fundos geridos pela Apax e Oakley, que detinham uma participação de 17% e de 11%, vendem agora essas participações.

O presidente do Idealista, Jesús Encinar, vai continuar à frente da empresa. Sobre a entrada do fundo Civen e a manutenção da participação do fundo EQT, Jesús Encinar, considera que se trata de uma “excelente notícia” para a empresa e equipa, referiu a publicação espanhola.

Já o CEO da Cinven Iberia, Jorge Quemada, mostrou a sua satisfação com a aquisição do portal imobiliário pelo fundo Civen.

No início do mês já se ouvia falar que a sociedade de capitais privados estava a liderar a corrida à compra do Idealista, tendo apresentado uma proposta de três mil milhões de euros. Na altura, as duas entidades assinaram um contrato de exclusividade, em que a Civen se posicionou à frente de candidatos como General Atlantic e Canadá CPPIB.

A operação foi coordenada pelo Morgan Stanley e despertou então o interesse da TA Associates (EUA) e CVC Capital (Luxemburgo).

Lembrar que o Idealista soma 16 escritórios na Península Ibérica e empregava mais de mil pessoas no final de 2022. Os últimos resultados, referentes a 2022, indicam receitas de 218,4 milhões de euros, num crescimento de 22% em relação ao ano anterior.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.