[weglot_switcher]

Cleantech for Iberia vai investir 820 milhões em Espanha e Portugal até 2027

Consórcio impulsionado pela fundação Breakthrough Energy, de Bill Gates, e outros investidores e inovadores, quer apostar em tecnologias limpas, sobretudo o hidrogénio verde.
FILE PHOTO: A hydrogen pump is displayed at the National Hydrogen Association’s (NHA) annual convention in Long Beach, California March 13, 2006. REUTERS/Mario Anzuoni
7 Junho 2024, 15h00

O consórcio Cleantech for Iberia, uma aliança que junta investidores, inovadores, universidades, incubadoras e entidades financeiras para impulsionar as tecnologias limpas em Espanha e Portugal, anunciou esta quinta-feira que pretende investir 820 milhões de euros nestes dois países até 2027. Criada no ano passado, a Cleantech for Iberia integra entidades como a fundação Breakthrough Energy, criada e financiada pelo multimilionário norte-americano Bill Gates, instituições de ensino, o banco espanhol BBVA e instituições de investimento, como a Axon Partners Group, ou a Seaya.

O anúncio do valor global dos investimentos até 2027 foi feito a propósito do South Summit, que arrancou na quarta-feira e termina hoje em Madrid. Nos projetos a desenvolver nos dois países também participará o Banco Europeu de Investimentos (BEI), que desde há vários anos participa em projetos da fundação de Bill Gates, adiantou o jornal espanhol El Economista.

Os investimentos em causa destinam-se a projetos europeus de áreas essenciais como o hidrogénio verde, o armazenamento de energia de longa duração, a produção de combustíveis de aviação sustentáveis (SAF), a captura de carbono e a descarbonização da indústria.

Conteúdo reservado a assinantes. Para ler a versão completa, aceda aqui ao JE Leitor

Este conteúdo é exclusivo para assinantes, faça login ou subscreva o Jornal Económico

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.