[weglot_switcher]

Cleanwatts e Associação Académica de Coimbra fecham contrato para criarem Comunidade de Energia Renovável

O projeto permite a produção de quatro vezes mais energia do que o consumo do estádio e beneficiará até 1.700 membros, incluindo 230 famílias de bairros de habitação social que terão acesso a tarifas de eletricidade mais baixas do que as de mercado.
4 Novembro 2024, 19h11

A Cleanwatts e a Associação Académica de Coimbra – OAF assinaram, no passado dia 29 de outubro, um contrato que define uma parceria histórica: a criação de uma Comunidade de Energia com base no Estádio Cidade de Coimbra.

Em conjunto com esta nova instalação, a empresa portuguesa e o clube de futebol já têm contratualizadas outras duas infraestruturas desportivas importantes: o Centro de Treinos Academia Briosa XXI e o Pavilhão Engenheiro Jorge Anjinho.

“Este projeto é um remate certeiro para a transição energética de Coimbra, enquanto promove a inclusão social e a sustentabilidade”, refere a Cleanwatts.

O projeto permite a produção de quatro vezes mais energia do que o consumo do estádio e beneficiará até 1.700 membros, incluindo 230 famílias de bairros de habitação social que terão acesso a tarifas de eletricidade mais baixas do que as de mercado, traduzindo-se numa poupança potencial acumulada superior a 300 mil euros.

“Estas famílias terão acesso a tarifas de eletricidade reduzidas, mais baixas do que as de mercado, traduzindo-se numa poupança potencial acumulada superior a 300 mil euros, caso se mantenham como membros ao longo da duração do projeto. Além das habitações, também há escolas, pavilhões desportivos e piscinas no mesmo raio de ação que poderão beneficiar da tarifa comunitária”, revela a empresa.

A instalação no Estádio Cidade de Coimbra terá uma potência de 1,9 MW (megawatts), gerando quatro vezes mais energia do que consome e evitando a emissão de 680 toneladas de CO₂ anuais.

“Isto permitirá à Associação Académica de Coimbra – OAF reduzir a sua tarifa de eletricidade em mais de 30% em comparação com a tarifa atual”, diz a Cleanwatts.

“Esta parceria é um exemplo do impacto positivo que a Cleanwatts cria nas comunidades onde opera. Estamos determinados em reduzir os custos energéticos e a pegada ambiental de forma a proporcionar vantagens económicas reais para as famílias e instituições locais,” afirma José Basílio Simões, Board Member e Cofundador da Cleanwatts.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.