[weglot_switcher]

Cleanwatts participa no programa internacional de aceleração da Panasonic no Japão

Este programa tem como objetivo impulsionar a criação de novas empresas através da colaboração com tecnologias avançadas e o conhecimento especializado de startups.
26 Fevereiro 2025, 18h03

A Cleanwatts, uma empresa portuguesa de referência na digitalização de energia, foi convidada a participar no programa internacional de aceleração “Panasonic Accelerator by Electric Works Company”.

Este programa, promovido pela Panasonic em colaboração com o ReGACY Innovation Group K.K, tem como objetivo impulsionar a criação de novas empresas através da colaboração com tecnologias avançadas e o conhecimento especializado de startups.

O projeto da Cleanwatts, intitulado “Co-criação do futuro das comunidades de energia locais sustentáveis através da gestão da energia baseada em IA”, visa otimizar a gestão de energia entre edifícios comerciais, residenciais e pequenos negócios, utilizando a tecnologia Cleanwatts OS.

Este sistema avançado de otimização local ajuda a estabilizar a rede e maximizar as poupanças para os membros da comunidade, gerindo de forma inteligente os fluxos de energia e equilibrando a oferta e a procura locais.

Esta abordagem não só reduz a pressão sobre a rede elétrica, mas também permite que os participantes beneficiem de custos de energia mais baixos através de recursos partilhados e hábitos de consumo otimizados.

Luísa Matos, CEO da Cleanwatts, refere que “a confiança da Panasonic no software da Cleanwatts é um reconhecimento da nossa inovação tecnológica. Desenvolver um projeto desta escala com uma empresa influente no Japão é uma oportunidade para implementar o nosso modelo de Comunidades de Energia num mercado com enorme potencial, promovendo a resiliência da rede e a estabilidade energética do país”.

O programa “Panasonic Accelerator by Electric Works Company” é projetado para fomentar a colaboração entre a Panasonic e startups inovadoras, criando soluções pioneiras que visam melhorar a infraestrutura “kurashi”, um termo japonês que significa “estilo de vida”.

Esta nova colaboração abordará desafios estratégicos a longo prazo e baseia-se na presença da Cleanwatts no Japão, fortalecida pela sua parceria com a Macnica, uma proeminente empresa tecnológica japonesa que distribui a plataforma de gestão de energia Kisense da Cleanwatts no mercado japonês.

A realização deste projeto foi viabilizada através da plataforma de inovação aberta da Plug and Play Japan, que também apoiou a Cleanwatts na avaliação de considerações comerciais e na aceleração da aplicabilidade do projeto no mercado, além do desenvolvimento comercial.

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.