[weglot_switcher]

Clima económico nas empresas cai pelo segundo mês consecutivo

O indicador de confiança diminuiu na Construção e Obras Públicas, no Comércio e nos Serviços, tendo aumentado na Indústria Transformadora.
Raheb Homavandi/Reuters
29 Novembro 2016, 10h58

O indicador de clima económico diminuiu pelo segundo mês consecutivo, fixando-se em 1,2 em novembro contra 1,3 em outubro, revelou hoje o INE. No mês de referência, o indicador de confiança diminuiu na Construção e Obras Públicas, no Comércio e nos Serviços, tendo aumentado na Indústria Transformadora.

De acordo com o relatório, “o indicador de confiança da Indústria Transformadora aumentou em outubro e novembro, verificando-se um contributo positivo de todas as componentes, perspetivas de produção, apreciações sobre a evolução dos stocks de produtos acabados e opiniões sobre a procura global, mais significativo no primeiro caso”.

O indicador de confiança da Construção e Obras Públicas diminuiu em novembro, interrompendo a trajetória positiva iniciada em julho. Este valor é “resultado da evolução negativa de ambas as componentes, perspetivas de emprego e opiniões sobre a carteira de encomendas”.

O indicador de confiança do Comércio diminuiu nos dois últimos meses, após ter aumentado desde abril, refletindo, em novembro, “o contributo negativo do saldo das opiniões sobre o volume de vendas e das apreciações sobre o volume de stocks”.

O indicador de confiança dos Serviços também diminuiu em outubro e novembro, devido ao agravamento de todas as componentes, opiniões e perspetivas sobre a evolução da carteira de encomendas e apreciações sobre a atividade da empresa.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.