Depois de ter arrancado o ano a melhorar, o clima empresarial registado na Alemanha entrou em trajetória descendente. Em junho, “piorou visivelmente”, segundo os economistas do Ifo, que indicam esta segunda-feira que este indicador ficou mesmo abaixo das expectativas dos analistas.
“O clima na economia alemã piorou visivelmente. O índice de clima empresarial apurado pelo Ifo caiu para 88,5 pontos em junho, depois de ter ficado em 91,5 pontos em maio”, dá conta a nota publicada esta manhã pelo Ifo.
Os analistas estão a apontar para uma quebra mais ligeira, para 90,7 pontos, mas o clima empresarial na Alemanha degradou-se mais do que se estava à espera.
As expectativas quanto aos próximos meses também “caíram significativamente”, salientam os economistas, que revelam que as empresas estão mais pessimistas. Este indicador caiu de 88,3 pontos para 83,6 pontos.
Também quanto à avaliação da atual situação, a trajetória é descendente: em junho, fixou-se em 93,7 pontos, abaixo dos 94,8 pontos registados no mês anterior. Ainda assim, o valor agora conhecido supera a expectativa do mercado (93,5 pontos).
O Produto Interno Bruto alemão voltou a contrair no primeiro trimestre de 2023, pelo que esse país entrou em recessão técnica.
Taguspark
Ed. Tecnologia IV
Av. Prof. Dr. Cavaco Silva, 71
2740-257 Porto Salvo
online@medianove.com