O conceito da União Europeia “One Health” (Uma só Saúde) foi o mote para a médica Teresa Vasconcelos lançar uma clínica que procura concretizar o novo paradigma de medicina europeu, isto é, a abordagem colaborativa, multisectorial e transdisciplinar da medicina.
A Clínica Nexus, em Oeiras, é um projeto de Teresa Vasconcelos, médica de clínica geral que fez um mestrado em medicina estética na Universidad de Alcalá (UAH) em Espanha antes de abrir, em parceria com a médica especializada em Gastroentrologia e Proctologia, Conceição Sousa.
A clínica nasce de uma parceria entre Teresa Vasconcelos e Conceição Sousa por se terem apercebido da necessidade do mercado em “One Health”, ou “Uma só Saúde”, uma visão integrada de várias áreas da medicina. “A entidade responsável pela clínica é a empresa da Teresa Vasconcelos Actividades Médicas Unipessoal, lda [entidade autorizada pela Entidade Reguladora da Saúde]”, revela fonte oficial da clínica ao Jornal Económico.
O conceito integrado e holístico de “One Health”, ou “Uma só Saúde”, é base para a clínica (que se debate por ter convenções com seguradoras) juntar medicina estética; medicina geral e familiar; nutrição; emagrecimento; gastroentrologia e proctologia; oculoplastia; reumatologia; psiquiatria; e psicologia e neuropsicologia (que inclui desenvolvimento pessoal e coaching, psicologia do desporto e performance desportiva).
Teresa Vasconcelos explica que o Intestino, o Cérebro e a Pele estão no epicentro do conceito de “One Health”, que está subjacente à clínica.
O objetivo do conceito ‘One Health’ é “atingir resultados de saúde óptimos reconhecendo as interconexões entre pessoas, animais, plantas, e o seu ambiente partilhado. segundo Teresa Vasconcelos”.
O investimento na clínica ronda os 40 mil euros. “O investimento é diversificado e grande em formação, estudo, dedicação, criatividade na área em que operamos, tempo e compromisso para com as pessoas que integram a equipa”, explica a médica dona da clínica.
Há um plano mundial de ação conjunto da ‘One Health’ tetrapartido (2022-26) estabelecido pela Organização Mundial da Saúde (OMS), a Organização Mundial da Saúde Animal (WOAH), a Organização para a Alimentação e Agricultura (FAO) e o Programa Ambiental das Nações Unidas (UNEP), para tratar das ameaças à saúde de seres humanos, animais, plantas e meio ambiente
Depois da pandemia de Covid-19, as zoonoses (doenças transmitidas por agentes que afetam animais não-humanos) passaram para primeiro plano nas preocupações das organizações de saúde. A interdisciplinaridade na saúde ganhou relevância a partir da noção que todos os seres vivos estão intimamente relacionados com o seu meio ambiente, vincando a importância da biologia. Pessoas, Animais, Ambiente formam assim três círculos concêntricos em “One Health”.
O conceito de One Health reconhece a complexa interacção entre a saúde humana, animal e vegetal, a segurança alimentar, a crise climática e a sustentabilidade ambiental.
A implementação desta abordagem em diferentes sectores foi considerada fundamental para tornar a UE e os seus Estados-Membros mais bem equipados para prevenir, prever, detectar e responder às ameaças para a saúde.
O Centro Europeu de Prevenção e Controlo das Doenças (ECDC), a Agência Europeia dos Produtos Químicos (ECHA), a Agência Europeia do Ambiente (AEA), a Autoridade Europeia para a Segurança dos Alimentos (EFSA) e a Agência Europeia de Medicamentos (EMA) publicaram um quadro conjunto para reforçar a cooperação para apoiar a implementação da agenda One Health na União Europeia (UE).
Teresa Vasconcelos explicou ao Jornal Económico que a Clínica Nexus nasce d0 “conceito de saúde holístico, integrado em diversos conhecimentos e práticas para se obter bem estar, qualidade de vida e de longevidade”.
“Decorrente da vivência da experiência de vida e da experiência profissional e da constatação da necessidade de uma visão holística da medicina, onde a pessoa como um todo, seja o alvo da intervenção, aproveitar a preocupação que a pessoa tem com a imagem para que a saúde faça parte dessa imagem”, acrescenta.
“O chegar aqui resulta de ter feito parte de vários projetos, colaborando com colegas e experienciando vivências clínicas do género”, refere a médica Teresa Vasconcelos.
A meta da clínica é “empoderar o projeto para crescer sustentadamente, quer nas áreas com que iniciamos o projeto quer em outros domínios /campos/ramos dos cuidados de saúde (diversificação das especialidades e/ou tratamentos); aplicar o conceito de one health”.
Recorde-se que em janeiro deste ano, a Ordem dos Médicos (OM) anunciou a criação de novas subespecialidades de medicina estética e cosmética e de competência em medicina estética, para colmatar a ausência de regulação nesta área em crescimento.
Recentemente a Entidade Reguladora da Saúde (ERS), a Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) e a Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde (Infarmed) anunciaram que têm vindo a intensificar as ações de fiscalização conjuntas em resposta ao aumento de queixas apresentadas relativas a práticas de cuidados de saúde prestados por profissionais não habilitados. Estes esforços conjuntos visam garantir de forma mais eficaz a defesa dos direitos e da segurança dos cidadãos, especialmente no combate ao exercício ilegal na área da estética.
Só médicos estão autorizados a fazer este tipo de tratamentos estéticos.
Que tipo de tratamentos faz a Nexus?
“Tratamentos de qualidade de vida e bem estar; medicina Estética com tratamentos faciais e corporais, sendo que ao nível dos tratamentos faciais destacamos os bioestimuladores, a aplicação de TB, fios, harmonização, preenchimentos, rejuvenescimento, microagulhamento para aplicação de vitaminas, fototerapia, redução de duplo queixo”, refere fonte oficial da Nexus.
“Tratamentos corporais: celulite, excesso de transpiração, esclerose/secagem de varizes, aumento dos glúteos, intradermolipoterapia, mesoterapia; avaliação e plano Nutricional com consulta de medicina integrada; e avaliação oculoplástica”, estão incluídos nos tratamentos.
Para além de haver consultas e tratamentos de gastroenterologia/proctologia, assim como tratamentos de reumatologia, e avaliação neuropsicológica (crianças e adultos)e reabilitação cognitiva, desenvolvimento pessoal e coaching, psicologia do desporto e performance desportiva.
Taguspark
Ed. Tecnologia IV
Av. Prof. Dr. Cavaco Silva, 71
2740-257 Porto Salvo
online@medianove.com