O presidente executivo da empresa OpenAI alertou o setor financeiro norte-americano para uma “significativa crise de fraude iminente” devido à capacidade de ‘clones’ de inteligência artificial imitarem a voz humana para contornarem verificações de segurança e movimentarem dinheiro.
“Uma coisa que me aterroriza é que, aparentemente, ainda existem algumas instituições financeiras que aceitam a impressão de voz como autenticação”, disse Sam Altman terça-feira numa conferência da Reserva Federal, em Washington.
“É de loucos continuar a fazer isto. A IA derrotou completamente isto”, frisou.
A impressão de voz como forma de identificação para clientes bancários tornou-se popular nos Estados Unidos há mais de uma década, sendo os clientes normalmente solicitados a dizer uma frase-chave ao telefone para aceder às suas contas.
Agora, os clones de voz da IA, e eventualmente os clones de vídeo, podem imitar as pessoas de uma forma que, segundo Altman, é cada vez mais “indistinguível da realidade” e exigirá novos métodos de verificação.
“Isto pode ser algo em que podemos pensar em fazer uma parceria”, respondeu a vice-presidente de supervisão da Fed, Michelle Bowman, principal reguladora financeira do banco central, que participou na discussão com Altman.
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